Visando incrementar as atividades referentes ao Mês do Ceramista, a ser comemorado em maio, a Seção Municipal de Turismo, chefiada por Tiago Tadeu, busca novos parceiros, como a Associação Paulista de Cerâmica e Revestimento (Aspacer). Depois de um contato feito com Maria Fernanda dos Santos, responsável pela coordenação de grupos de excelência e marketing institucional da entidade, o setor cerâmico terá gratuitamente um ciclo de palestras voltado para a área comercial.
Serão abordados temas como a posição atual do mercado, assim como soluções para crescimento com qualidade. “Tudo será debatido amplamente”, afirma Tadeu.
A Expoetec, denominação da exposição que será realizada de 9 a 13 de maio nas dependências Escola Técnica Professor Jadyr Salles, terá cursos rápidos com duração de 6 horas, palestras e workshops grátis a todos os interessados, com oportunidade de aprendizado, como o curso de técnico em almoxarifado.
Ratificando a grandiosidade do evento, na página do Google na internet é possível encontrar nas três primeiras opções informações referentes às atividades do Mês do Ceramista, uma vez que o município está inserido no calendário oficial da Secretária de Estado do Turismo. Por conta das festividades, uma reunião com o secretário Márcio França servirá para fortalecer a proposta de oportunidades ao setor, bem como abrir novos caminhos para possíveis vinda de recursos da esfera estadual.
Programa e ações
Em 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista. Uma lei municipal de 2006, de autoria do então vereador Marcos André Pereira Silva, o Maquininha, instituiu o Mês do Ceramista, o qual está inserido no calendário oficial de comemorações municipais.
Este ano, por iniciativa do prefeito Maurício Rasi, o evento ganhou força e terá, além de ações econômicas, o envolvimento também do setor de Saúde Pública. As ações foram definidas em reunião coordenada pelo médico e vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo e equipe de Saúde; com o chefe da Seção de Turismo,vinculada ao Departamento de Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano, gerido pelo advogado Rogério Carlino.
Segundo Tadeu, as atividades a serem oferecidas aos empresários e ceramistas focam vários pontos, incluindo parcerias com a Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Faculdade Asser, Senac, Etec Professor Jadyr Salles, Cerâmica Porto Ferreira, Sebrae, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Paco Iluminação e Decoração, Sindicer, França-Brasil Importações e Exportações Ltda e Associação dos Empreendedores da Avenida do Comércio.
Palestras, oficinas e rodadas de negócios deverão compor a programação, e serão realizadas nas dependências do Anfiteatro Izaltino Casemiro e na Faculdade Asser. Outra atração aos participantes será a sala de créditos, que possibilitará a busca por informações, assim como captação de recursos junto a instituições financeiras credenciadas e aptas a oferecer linhas de crédito ao setor.
Fonte: ACI da prefeitura