Na semana passada o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), recebeu em seu gabinete o vice-prefeito de Porto Ferreira, Saldanha Leivas Cougo, o chefe da Seção de Turismo, Tiago Tadeu, e Fernando Bonelli, também da Seção de Turismo, órgão vinculado ao Departamento de Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico, dirigido pelo advogado Rogério Carlino.
Na pauta da reunião, o secretário colocou à disposição da comitiva projetos interessantes, sendo alguns deles já voltados para a Copa do Mundo de 2014.
Cursos de capacitação turística para hotéis com sustentabilidade ambiental, assessoria para uma espécie de Plano Diretor do Turismo, programas de investimentos para a Copa do Mundo de 2014 para o ramo de hotelaria, são ações e projetos que serão iniciados pela Secretaria a partir do 2º semestre deste ano. E Porto Ferreira é o segundo município do Estado de São Paulo a demonstrar interesse pelos projetos, com pedidos já protocolados.
Outro projeto que despertou interesse e que deve ser implantado proporciona uma integração entre os municípios da região e teria Porto Ferreira à frente deste circuito regional. Isto garantiria ao município ser um potencial regional de visitação turística durante a Copa de 2014.
Como resultado desta reunião, a primeira ação concreta será a participação de Porto Ferreira na 34ª Aviestur, uma feira de contatos que será realizada nos dias 15 e 16 de abril, em Campos do Jordão (SP), quando o município representará a região Centro Paulista. O 6º Salão do Turismo no Anhembi, em São Paulo, com o tema “Roteiros do Brasil”, a ser realizado de 13 a 17 de julho, também terá a participação de Porto Ferreira com exposição de produtos cerâmicos.
“Com estas ações estamos cumprindo determinação do prefeito Maurício Rasi, que por meio do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico e da Seção de Turismo pretende inserir Porto Ferreira neste contexto de turismo sustentável”, disse Tiago Tadeu.
Quanto ao Mês do Ceramista, a Secretaria de Turismo também se dispôs a participar. Segundo a assessoria do órgão, a meta seria oferecer algo que impulsione o setor, como consultoria técnica. Porto Ferreira marca presença hoje dentro da Secretaria numa exposição permanente de produtos de todo Estado de São Paulo, com produtos cerâmicos da Porto Brasil Cerâmica.
Fonte:AECI