No ano em que completa seus 80 anos de existência a Cerâmica Porto Ferreira lançou o livro com o título “Raízes Centenárias e Frutos Presentes”. O livro é um passeio pela história, onde de uma forma bem didática aborda desde a ascendência das famílias que integram a mais tradicional cerâmica do Brasil até as realizações da atual gestão iniciada em 2006.
Lucia Forjaz Corrêa de Toledo e Edison Corrêa de Toledo, atuais dirigentes da empresa ferreirense, respectivamente filha e genro do Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, orgulhosamente apresentam o trabalho, ressaltando que poucas empresas no mundo ocidental duram oitos décadas, notadamente em função das mudanças extraordinárias que ocorreram no planeta nos últimos 80 anos.
Na apresentação do livro, Lucia e Edison destacam que procuraram aprender nos mais de 50 anos de convivência, como deve ser o comportamento de um empresário – sempre com austeridade, dedicação, garra, persistência e um caráter firme – nunca deixando que qualquer adversidade os desanime ou corrompa.
O casal termina a apresentação agradecendo a todos que, de uma maneira muito especial, fizeram parte da história de sucesso da Cerâmica Porto Ferreira.
O AUTOR
O autor do livro, Lazzaro Menasce, no prefácio, se declara um apaixonado por cerâmica, e registra o seu orgulho ao ser chamado a preparar um registro histórico dos 80 anos da Cerâmica Porto Ferreira.
Menasce registrou ter ficado entusiasmado ao conhecer os escritos do Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz , que destaca ser uma personalidade exuberante, que ultrapassava seus limites indo além do dia-a-dia da indústria, escrevendo sobre os mais variados temas.
Numa das passagens citadas no livro, onde o Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz se dirigiu ao amigo João Teixeira disse: “Trabalho na CPF desde os tempos de universitário, faz já mais de 52 anos e de todas as realizações ocorridas nesse longo período, aquela de que mais me orgulho é ter vivido permanentemente o lema: NADA É VERDADEIRAMENTE BOM PARA A EMPRESA SE NÃO O FOR TAMBÉM PARA A SOCIEDADE”.
O mencionado lema também constou do “Testamento Emocional” que Dr. Nicolau deixou para os filhos após o falecimento da esposa, Dona Jandyra, em meados de 1990, onde dava também as diretrizes do perfil do executivo que deveria comandar os destinos da empresa.
O PORTOFERREIRAHOJE parabeniza a empresa e seus dirigentes pelos 80 anos e pela excelente publicação.
Conheça mais sobre a biografia do Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz clicando em:
http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2010/06/28/cpf-news-destaca-mudanca-de-nome-de-avenida/







