Por ocasião das comemorações do Dia do Índio (19 de abril), Porto Ferreira recebe nesta sexta-feira (15/04), no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano, a visita da tribo Terena Kopenoty, do caçique Adão, Reserva Indígena de Avaí (SP), visita autorizada pelo coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Bauru, Anildo Lulu.
A visita terá a seguinte programação:
Sexta-feira, 15/04
– Ginásio de Esportes – rede de ensino, das 8h às 10h e das 13h às 15h.
A tribo apresentará cantos na língua tupi-guarani, artesanato e danças típicas de sua cultura, junto às crianças da rede municipal de ensino. A Divisão Municipal de Cultura solicita a doação voluntária de alimentos e roupas para tribo.
Quem são
Os Terenas são um grupo indígena brasileiro que pertencem ao subgrupo dos guanás. Vivem principalmente no Estado de Mato Grosso do Sul (áreas indígenas Aldeinha, Buriti, Dourados, Lalima, Limão Verde, Nioaque, Pilade Rebuá, Taunay/Ipegue e terras indígenas Água Limpa e Cachoeirinha, a oeste da Reserva Indígena Kadiwéu, na área indígena Umutina e a leste do rio Miranda).
Podem ser encontrados também no interior do Estado de São Paulo (áreas indígenas Araribá e Icatu). Além disso, situam-se ainda na margem esquerda do alto rio Paraguai, em Mato Grosso. Também vivem no norte deste Estado, entre os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte, na terra indígena Gleba Iriri Novo, às margens do rio Iriri, nas aldeias Kopenoty, Kuxonety Poke’é, Inamaty Poke’é e Turipuku.
Possuem a cultura do plantio, e apresentam um grande grau de integração com a sociedade circundante.
Fonte: AECI