Uma série de palestras no ambiente escolar. Esta foi a forma encontrada pela Divisão de Vigilância Sanitária de Porto Ferreira para alertar a população sobre a posse responsável de animais domésticos. As palestras são ministradas pela médica veterinária Amanda Baso, acompanhada pela chefe da Vigilância, Léa Carvalho.
A primeira palestra foi dirigida aos professores. Na oportunidade, foram agendadas as datas para as apresentações aos alunos. “Os animais, assim como nós, também sentem fome, frio, calor e dor. Precisam constantemente que pensemos por eles, de atenção e de carinho”, comenta Léa.
Durante os encontros será explicado que cães e gatos, por exemplo, necessitam de água e comida, abrigo do frio e da chuva, atenção e carinho, espaço para brincar, tomar vacinas, fazer visitas ao médico veterinário, banhos e escovação, passeios para se exercitarem, gastar energia e sociabilizar com outros animais e seres humanos.
Os proprietários de animais também são orientados a colocar coleiras e placas de identificação nos bichos com número de telefone, para que sejam mais facilmente encontrados em caso de fuga.
As palestras falam sobre a castração dos animais e mostra que isto é um ato de amor pelo animal e pela vida. “É uma cirurgia simples, realizada com anestesia, que oferece benefícios aos animais e ao ser humano”, explica Amanda. A castração evita problemas, como: ataques a pessoas e outros animais; atropelamentos e acidentes de trânsito; abandono e crueldade com os animais; transmissão de doenças (zoonoses); câncer de útero, mama e pele (fêmeas); câncer de próstata e uretra (macho); etc.
Ainda é feita uma série de orientações e são sugeridas reflexões para as pessoas antes de levarem um animal para casa. Por exemplo, se o proprietário poderá custear alimentação, vacinas, remédios, cuidados; se existe espaço para acolher o animal; se o local tem proteção que impeça o animal de fugir; etc.
Fonte: AECI