O uso de computadores no Brasil continua crescendo. Se no ano passado havia 78,2 milhões de computadores em uso no país, hoje o número já é próximo de 90 milhões. O número consta da pesquisa Mercado Brasileiro de Tecnologia de Informação (TI) e Uso nas Empresas, divulgada anualmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo o coordenador da pesquisa e professor da FGV, Fernando Meirelles, o aumento se deve a três fatores. “O primeiro fator é que o custo do equipamento tem caído ano a ano. O segundo fenômeno é o poder aquisitivo, a economia favorece a compra. E o terceiro e, talvez, o mais importante é que a percepção das pessoas sobre a utilidade do computador tem crescido”.
As vendas de computadores no país também apresentaram crescimento. Em 2010, cerca de 14,6 milhões de unidades foram negociadas, representando um crescimento de 20% nas vendas em relação ao ano de 2009.
Em comparação com países desenvolvidos, como os Estados Unidos, o número de computadores em uso no Brasil ainda é baixo. Nos Estados Unidos há cerca de 330 milhões de computadores em uso. Enquanto a taxa de penetração no Brasil é de 44%, nos Estados Unidos chega a 106%, o que significa que há mais computadores em uso nos Estados Unidos do que habitantes.
Fonte: Gestão & Mercado, FGV e agência Brasil