A Prefeitura de Descalvado, as secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social e o Codim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) promoveram uma série de encontros nas USFs (Unidades de Saúde da Família), voltadas para as participantes do programa “Saúde em Ação”, abordando a questão da violência contra a mulher, como parte das comemorações ao Dia das Mães.
As mulheres receberam um panfleto contendo informações sobre o problema da violência física, sexual, psicológica ou moral, patrimonial, conjugal e institucional, além de uma rápida palestra da advogada Ângela Maria Villa Albieri sobre os direitos da mulher.
A primeira Unidade a ser visitada foi a do Centro Comunitário “Alberto Sundfeld”, no bairro Santa Cruz, que contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone. Na manhã de quinta-feira, o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária de Saúde Márcia Pratta e a presidenta do Codim Regina Mattos, além dos membros do Conselho, compareceram até o Jardim do Lago para uma conversa voltada para a conscientização sobre os direitos da mulher.
Panone iniciou sua explanação dando parabéns a todas as mães descalvadenses, enfatizando que “a maternidade é a maior forma de expressão da mulher, o ápice da natureza humana”. O chefe do Executivo lembrou que quando assumiu a prefeitura, apenas uma mulher ocupava cargo de secretária. “Hoje, das nove secretarias, cinco são ocupadas por mulheres”, disse ele, que também afirmou estar “feliz com o trabalho desenvolvido pelo Codim”. A presidenta do Conselho, por sua vez, agradeceu o apoio que o prefeito tem oferecido aos trabalhos do Codim.
Para o prefeito, “muitas vezes a maior violência contra a mulher não é física, mas moral’. E conclamou a todas a procurarem a Casa dos Conselhos caso vivenciem alguma forma de agressão. “Lá vocês podem buscar mais esclarecimentos”, disse.
Ao final do encontro, o prefeito Panone entregou um botão de rosa à senhora Leonora Napoleão Altoé, que simbolicamente representava todas as mães descalvadenses.