A Divisão Municipal de Cultura informa que termina nesta segunda-feira (30/05) as inscrições para a etapa municipal do Mapa Cultural Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura que tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista.
Desde 1995, o programa dá oportunidade aos artistas que ainda são pouco conhecidos no Estado para divulgar seu trabalho a um número maior de pessoas. Estimula, também, a produção pelo interior e a participação dos municípios em atividades culturais.
Na última edição do Mapa, por exemplo, três escritores ferreirenses se destacaram ao chegarem até a etapa Estadual – final, depois da etapa Regional. Carlos Alberto Bellini foi um dos cinco premiados no Estado, com o seu poema “Fervura”, incluído no livro-coletânea dos melhores trabalhos.
Também tiveram suas obras divulgadas na coletânea Benedito Inácio Américo da Silva, com a crônica “Onomatopeia do Silêncio”, e Luiz Bispo Maria, com o poema “Liturgia das Horas”.
O Mapa Cultural é aberto a artistas de todos os municípios do Estado de São Paulo que tenham residência comprovada no interior ou na Grande São Paulo. Desta edição, poderão participar representantes de sete expressões artísticas: artes visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia), vídeo, canto coral, música instrumental, literatura (conto, poesia e crônica) dança e teatro. Para isso, o investimento da Secretaria de Estado da Cultura é de R$ 1,9 milhão.
A proposta da edição é promover mudanças para melhorar e ampliar a participação dos artistas e das cidades. Entre as principais mudanças estão a inclusão da categoria “Canto Coral Cênico” na expressão Canto Coral; além disso, em Música Instrumental, poderão participar grupos e instrumentistas solo.
O mapeamento dos artistas e grupos será realizado em três etapas: Municipal e Regional, em 2011; e Estadual, em 2012, que compreende a circulação por municípios do Estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.
Na primeira fase, cabe à Prefeitura de cada município receber, conferir a documentação, preencher a ficha de inscrição regional e encaminhar as obras e trabalhos, com toda a documentação exigida, conforme edital. Cada cidade interessada em participar do programa deverá realizar, até 30 de junho de 2011, eventos com amplo conhecimento público, onde serão selecionadas as obras e trabalhos que representarão o município. Este evento deve contar com três jurados para cada expressão artística, e é obrigatório que pelo menos um jurado seja de outra cidade.
Os selecionados seguirão para a fase Regional. Os artistas serão agrupados nas 13 Regiões Administrativas do Estado, onde deverá ocorrer outro evento, agora com a presença de jurados enviados pela Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo dessa etapa é escolher as expressões artísticas que participarão, no ano de 2012, da Mostra Estadual na Capital e da Circulação pelo interior e pelo litoral do Estado de São Paulo. Os eventos deverão ocorrer, obrigatoriamente, entre o período de 1º de agosto a 15 de novembro de 2011.
Na fase Estadual, todos os selecionados na etapa regional participarão da Mostra Estadual que será realizada na capital paulista, no primeiro semestre 2012. A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CDs e o DVDs, que serão entregues em forma de premiação. Também será promovida a circulação dos artistas pelo Estado.
Na edição passada, em 2009/2010, foram mapeados 5 mil artistas de 250 cidades do Estado, que puderam se apresentar na capital durante todo o mês de junho de 2010. Foram mais de 160 eventos, todos gratuitos, em diversos pontos: Espaço Funarte, Memorial da América Latina, várias unidades do Sesc.
O regulamento e os modelos das fichas de inscrições já estão disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br.
Em Porto Ferreira
As inscrições podem ser feitas das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Casa da Cultura Elias dos Santos (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 330 – Centro, telefone 3585-5700). A etapa municipal tem previsão para acontecer na segunda quinzena de junho.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação da prefeitura de Porto Ferreira e Secretaria Estadual de Cultura.