Na noite da última sexta-feira (27/05), o Departamento Municipal de Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico, dirigido por Rogério Carlino, encerrou as atividades do Mês do Ceramista com palestra motivacional, premiação de concurso acadêmico e a presença de Sonia Francine Marmo, a Soninha, superintendente da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal para a Comunidade), autarquia do governo do Estado.
De autoria do ex-vereador Marcos André Pereira Silva, o Maquininha, a lei municipal que estabelece maio como Mês do Ceramista prevê a realização de atividades diversas, envolvendo vários setores. Para cumprir o cronograma de atividades definido pela Seção de Turismo foram necessárias inúmeras etapas, desde os preparativos até a busca de parceiros e recursos para as realizações.
Tiveram participação direta no evento a Faculdade Asser de Porto Ferreira, Etec Professor Jadyr Salles, Cerâmica Porto Ferreira, Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Sutaco, Sindicer, Senac, Sebrae, Indústrias de Bebidas Missiato, Máster Mind, Associação dos Empreendedores da Avenida do Comércio, Divisões Municipais de Cultura e Esporte, Departamentos de Promoção Social e Saúde.
No encerramento, o chefe da Seção de Turismo, Tiago Tadeu, fez um discurso de agradecimento aos colaboradores do evento que, apresentou resultado positivo. “Agradeço a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do evento. Houve o envolvimento de um grande número de profissionais do setor cerâmico e de outros setores também. Foi uma somatória de esforços que resultou em uma grande realização, e que posso garantir teve seus objetivos atingidos”, disse.
A Administração Municipal foi representada pelo vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo, além do diretor de Desenvolvimento, Rogério Carlino e outros integrantes da pasta. O vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila, representou a Câmara Municipal, o qual elogiou a iniciativa.
Compondo a programação de encerramento, os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos universitários da Asser foram premiados durante a solenidade.
O trabalho que conquistou o primeiro lugar foi “Sistema Fuzzy para Controle de Variação de Temperatura em Forno no Processo Cerâmico”, com a participação de Anderson Luis Pinheiro, Rafael Anderson Pucci, Jonatas Candido dos Santos, Ronaldo Rogério de Araújo e Wellington Axel de Souza, que recebeu a média final 9,02.
Em segundo lugar ficou o trabalho apresentado por Sheila Cristina Bezerra ”
A Logística Reversa como Ferramenta Auxiliadora para Minimizar Custos e Auxiliar a Gestão Ambiental do Pólo Cerâmico Ferreirense”, com a média final 8,98.
O terceiro trabalho premiado, da área de Engenharia de Materiais, “Otimização do Processo de Moagem de Barbotina para Cerâmica de Decoração” foi apresentado por Bruno Rocha, Mateus Roberto Fernandes e Valdemir Aparecido Silva, com a média final 8,90.
Ao todo foram apresentados 17 trabalhos.
Fonte: AECI