O projeto Idoso Legal foi apresentado pelo prefeito Maurício Rasi em solenidade na nova sede do Departamento Municipal de Promoção Social à Av. Nicolau de Vergueiro Forjaz, 721, Centro. O projeto foi pautado pelos itens: reconhecimento, respeito e restituição.
A implantação do Idoso Legal se dará em quatro etapas:
1ª – Apresentação e negociação com o comércio da cidade, por meio da Associação Empresarial de Porto Ferreira, para que se consiga o maior número de estabelecimentos comerciais que reconheçam e trabalhem com a carteirinha concedendo descontos, promoções e outras vantagens aos cadastrados com elaboração de contratos.
2ª – Ampla divulgação nos eventos do CCI (Centro de Convivência do Idoso), Associação dos Aposentados e Pensionistas e demais eventos voltados para a faixa etária.
3ª – Cadastramento dos interessados em participar do programa e fornecimento da Carteirinha do Idoso.
4ª – Transporte por meio do Ônibus Legal, personalizado e adequado para servir os cadastrados no programa, seguindo rotas e horários definidos e identificados com o Ponto Legal.
Para que os interessados identifiquem o programa, foram desenvolvidas pelo designer Haroldo Chistensen, que responde também como diretor municipal de Gestão Governamental, peças publicitárias que facilitam, além da visualização, o acesso das pessoas aos benefícios que o programa oferece.
As peças são:
• Selo, para identificação do Projeto Idoso Legal;
• Cartaz de divulgação;
• Placas de identificação para o cadastramento no Idoso Legal;
• Carteirinha do Idoso, com informações básicas sobre sua saúde;
• Selo Comércio, para identificação do estabelecimento comercial inscrito no programa;
• Placa de área preferencial;
• Ponto Legal. Dentre eles, Calçadão Neno Perondi, Praça do Idoso, Parque Henriqueta Libertucci, Área de Lazer João Ferreira, Central do Turista, etc.;
• Ônibus Legal. Veículo exclusivo para transporte dos idosos cadastrados;
• Mapa Legal, que identifica todos os locais dotados de pontos legais e áreas preferenciais para exercícios, lazer e convivência do Idoso.
No coquetel de lançamento marcaram presença o prefeito Maurício Rasi e a primeira-dama Viviane Santana Rasi; diretores, funcionários e voluntários da Prefeitura e Promoção Social; o presidente da Câmara Municipal, Gilson Strozzi, e os vereadores Valdir Bosso, Marcelo Nery e Luiz Antônio de Moraes (Maguila); os presidentes da Associação dos Aposentados e Pensionistas e do Conselho Municipal do Idoso, José Amâncio e José Donizete Covre, respectivamente; e a representante da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Araraquara, Maurilene Zilda de Sousa.
O evento foi abrilhantado pelo Coro Et Laboro, o coral municipal de Porto Ferreira, agora regido por Juliana Colli.
Fonte: AECI