A famosa “magrela” ou bicicleta é cada vez mais utilizada pela população nas cidades, e com o tempo os municípios de todo país vem se adaptando e criando alternativas para utilização deste meio de transporte popular com mais segurança pela população, principalmente em tempos de emissão elevada de gases poluentes na atmosfera e o preço elevado de combustíveis. Uma das ações que vem sendo adotadas, com baixo custo e ganho incalculável a saúde do cidadão, é a construção de Ciclovias e ou Ciclofaixas, pois a bicicleta é utilizada por pessoas de todas as faixas etárias e classe sociais como meio de locomoção a lazer, ou para ir ao trabalho.
Segundo Élcio Arruda, autor da proposta, a construção de ciclofaixas no município é também uma forma de se quebrar preconceitos, é popularizar ainda mais o uso da bicicleta, é incentivar a prática de atividade física, é proteger a natureza pela não emissão de gases poluentes, é conscientizar as pessoas, principalmente crianças e idosos; pois a bicicleta é um transporte barato, ecológicamente correto e com benefícios a saúde, quando bem utilizada.
Pensando em todos os benefícios com a utilização da bicicleta, o vereador ferreirense sugeriu a implantação do programa “Porto Ciclofaixa Temporária”, faixas estas que seriam pintadas/demarcadas em um único sentido das Vias (avenidas), e que estariam liberadas para os ciclistas aos domingos no período da manhã das 7h às 12h30, Este trajeto seria seguido nas principais avenidas do município de forma gradual, tais como: General Álvaro de Góes Valeriani, Prof. Henrique da Motta Fonseca Jr, Padre Nestor Maranhão, Adhemar de Barros, João Martins da S. Sobrinho entre outras. O vereador ainda justificou que aos domingos temos pouco fluxo veículos pelas ruas, além do comércio que não funciona, não atrapalhando o trânsito e a economia da cidade.
“Estas ciclofaixas seriam demarcadas (pintadas) e sinalizadas, com o dia que se estariam permitidas a sua utilização pelos ciclistas, semelhante as ciclofaixas que existem em Campinas e Ribeirão Preto. Acredito plenamente que esta seria mais uma alternativa ou opção de lazer com baixo custo à municipalidade, em benefício do cidadão ferreirense e com ganhos a sua saúde espiritual, mental e física. Vou sugerir ainda palestras para orientação dos ciclistas e motoristas quanto as leis de trânsito e suas obrigações para sua própria segurança, evitando-se acidentes, além da divulgação dos locais que serão demarcados e emissão de ‘mapas’ do trajeto das ciclofaixas”, concluiu Élcio Arruda.