Os pedágios nas rodovias estaduais de São Paulo serão reajustados a partir de 0h da próxima sexta-feira, dia 01 de julho.
As novas tarifas são válidas para as praças como da Anhanguera – SP 330 e SP 215, A previsão para a divulgação dos novos valores, segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), é nesta segunda-feira (28).
De acordo com a Artesp, os reajustes obedecem aos índices dos contratos de concessão. Dois índices são adotados para calcular o reajuste: nas estradas com concessões efetivadas até 2000, será usado o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e nas concessões mais recentes, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), servirá para calcular o aumento.
Pedágio negócio extremamente lucrativo
Segundo levantamento feito pela Austin Rating para QUATRO RODAS com as 15 principais concessionárias brasileiras, o ramo é o quarto mais rentável do país. Perde apenas para empresas de cartão de crédito, bebidas, cigarro e mineração, mas está a frente dos setores de calçados, indústria e até dos bancos.
A Ecorodovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, ocupa o 16° lugar no ranking de rentabilidade composto por 330 empresas brasileiras e é duas vezes mais lucrativa que o Bradesco e o Banco do Brasil, que renderam, respectivamente, 20,9% e 23,3% em 2010.
“… É claro que os bons ventos da economia brasileira, que cresceu 7,5% em 2010, ajudam a explicar tamanho retorno financeiro. Por causa desse aquecimento, as viagens e o escoamento de mercadorias aumentaram…”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. Em 2010,1,4 bilhão de veiculos passaram pelas praças das quatro maiores concessionárias do Brasil – Ecodorovias, CCR, OHL e TPI.Trata-se de um aumento médio de 28% em relação a 2009.
Fonte: Eptv e Quatro Rodas