Quatro militares da Academia da Força Aérea de Pirassununga (AFA) morreram na tarde desta quarta-feira (6) em um acidente envolvendo duas aeronaves modelo T-25 Universal da Força Aérea Brasileira. O acidente aconteceu às 15h30 em trecho entre Pirassununga e Santa Cruz das Palmeiras.
Na tarde de ontem era realizado um treinamento de vôo de formação, atividade de rotina realizada pelas aeronaves modelo T-25 Universal da AFA. Eram 12 aeronaves que participavam deste treinamento. Ocorre que durante a atividade, as aeronaves de números 1881 e 1857 colidiram no ar, perderam o controle e caíram em um canavial na Fazenda São Luís onde hoje funciona a Usina Abengoa.
Imediatamente, as aeronaves se incendiaram provocando a morte de seus tripulantes por carbonização. Na aeronave 1881 estavam os Capitães-Aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego. Na aeronave 1857 estavam os Tenentes-Aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.
Das vítimas, todos eram casados. O capitão Alex era nascido no Rio de Janeiro, tinha 33 anos. O capitão Tibério era nascido em Pelotas-RS, tinha 33 anos. O tenente Rasul era nascido em Barra Mansa-RJ, tinha 26 anos. O tenente Grigoletto era nascido em Santa Rita do Passa Quatro, tinha 29 anos.
Após o acidente foi acionado o helicóptero de resgate e a Companhia Contra Incêndio da Academia da Força Aérea ao local da queda. Foi constatado o óbito dos quatro oficiais. A Polícia Civil, com a Dra. Tatiane Parizzotto e o oficial de segurança de vôo estiveram presentes a fim de coletar dados para dar início às investigações. Também estiveram no local do acidente o perito Felipe e o médico legista dr. Bathene. Foi feito exame necroscópico nas vítimas.
Os destroços das aeronaves T-25 Universal foram recolhidos pela Academia da Força Aérea. Um inquérito foi instaurado e o laudo final sobre as causas do acidente devem finalizadas dentro de 30 dias.
Abaixo, a nota oficial publicada pela Força Aérea Brasileira
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta quarta-feira (06/07), às 15h30, ocorreu um acidente entre duas aeronaves T-25 Universal da Força Aérea Brasileira (FAB) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceram os quatro tripulantes: Capitães-Aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os Tenentes-Aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.
O acidente ocorreu durante uma missão de treinamento na área de instrução da AFA.
O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 06 de julho de 2011.
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: www.difusorapirassununga.com.br
Foto: Divulgação







