O diretor municipal de Saúde, Wilder Bertonha, implantou esta semana num veículo de sua utilização e que pertence ao Departamento Municipal de Saúde tecnologia para rastreamento conhecida como GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global).
A proposta é diminuir os custos operacionais da frota da Saúde, proporcionando eficiência e transparência do serviço público. O departamento irá testar o equipamento sem custos, por um prazo suficiente até se obter as informações e resultados desejados.
Segundo Bertonha, a intenção é realizar uma experiência para verificar se o sistema pode gerar economia de combustível e custos para a Administração Municipal.
“A expectativa é ter uma economia de até 20% em relação ao combustível e eficiência do serviço público”, explica o diretor do Departamento de Saúde.
O diretor revela que por meio do monitoramento a intenção é evitar o uso inadequado dos veículos. A partir da instalação do GPS, o veículo será rastreado em relação à velocidade e se está cumprindo a rota estabelecida.
Bertonha adianta que no final da experiência será entregue um relatório ao prefeito Maurício Rasi com o resultado da economia por meio do uso do rastreador.
“Com o rastreador é possível saber a localização exata do veículo em tempo real pela Internet; saber os últimos locais que o veículo passou; controlar a velocidade do veículo; controle de percurso; horário de saída e chegada; obter relatórios e alertas; acompanhar e agendar as manutenções preventivas no veículo para segurança do motorista e de seus passageiros, entre outras variáveis vinculadas ao veículo, fornecendo informação vital sobre riscos potenciais, roteiros mais apropriados e outros dados de interesse que servirá para a tomada de decisões referentes à segurança e logística da frota”, explicou Bertonha.
O rastreador, também conhecido como Localizador GPS, é um dispositivo que tem a capacidade de identificar um ponto geográfico e relacioná-lo com os veículos mais próximos, diminuindo o tempo de resposta e aumentando, no entanto, a eficiência no controle de frotas.
Algumas das principais vantagens e benefícios de contar com um sistema integral de controle de frotas, ou seja, rastreador e programa de computador específico, são:
-diminuição drástica de tempos de resposta de um veículo para uma direção determinada;
-correto uso do veículo;
-eliminação de manobras desnecessárias;
-recuperação de veículos;
-eliminação de usos não autorizados dos veículos;
-economia dos custos de combustível;
-economia em ligações telefônicas para saber onde estão localizadas as unidades;
-melhora de processos operativos e, por causa disso, maior eficiência dos serviços;
-tomada de decisões informadas em caso de imprevistos e contratempos (rupturas, acidentes, mudanças de itinerários, etc.);
-otimização da qualidade no serviço de transporte;
-prevenção em matéria de segurança e diminuição de riscos;
-economia em gastos de seguros e outras despesas relacionadas.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura