Está em fase de conclusão o programa Cidade Digital em Pirassununga. Desde fevereiro deste ano o projeto começou a ser instalado no município em sua primeira fase que faz a interligação de serviços como de educação e saúde com tecnologia que permite consultas on-line. O contrato para a vinda do programa para a cidade foi assinado em dezembro do ano passado.
Neste programa, escolas, postos de saúde e prédios da administração pública estarão interconectados através da tecnologia de transmissão de dados sem fio com um único ponto central de gerenciamento. O sistema também permitirá a criação de telecentros comunitários e de negócios.
De acordo com o secretário municipal de Comércio e Indústria, Nilson Araújo, a primeira fase do programa já entrou em funcionamento e a segunda etapa do projeto prevê a instalação de pontos com sinal de internet gratuito para a população.
“Nós começamos o processo no ano passado com duas etapas previstas. São equipamentos de última geração que vai fazer com que os munícipes tenham acesso à internet e que a estrutura do município esteja mais rápida e eficiente. A primeira etapa já está finalizada com as Secretarias de Saúde e Educação já interligadas. Nós já estamos na fase de licitação da segunda fase. Acredito que durante esta semana já deve estar liberada a licitação”, afirmou o secretário de Comércio e Indústria, Nilson Araújo.
Com a implantação da segunda fase, será possível que o cidadão possa conectar-se à internet através de seu computador portátil, ou telefone celular no centro da cidade.
“Nesta segunda fase nós vamos liberar o sinal gratuito, wirelless (sem fio) na Praça Central, CEFE Médici, Terminal Rodoviário, Cachoeira de Emas e Biblioteca Municipal. A pessoa pode chegar na praça, por exemplo e conectar-se à internet com seu notebook sem custos. Não será preciso senha nem nada”, disse Nilson Araújo.
O secretário acredita que essa segunda etapa do programa Cidade Digital seja instalado até os meses de setembro ou outubro. Já para a população de baixa renda haverá um programa onde os interessados vão ter apenas que comprar sua antena e a prefeitura vai disponibilizar gratuitamente o sinal para a população.
Fonte: difusorapirassununga