A Cerâmica Porto Ferreira promoveu na noite de sexta-feira (19/08) uma solenidade em comemoração aos 80 anos da empresa, reunindo diretores, antigos e atuais colaboradores, autoridades civis militares e eclesiásticas, lideranças empresarias e amigos no Salão Social do Clube de Campo das Figueiras, especialmente preparado para receber o acontecimento.
O evento aconteceu ao som de músicas inesquecíveis e imagens históricas em empresa em “telão”. Ricardo, Voz e Teclado esteve presente, e ainda uma surpresa especial no final: Elvis Presley Cover, cantando os sucessos do grande astro do rock’n’roll e realizando brincadeiras com os convidados.
Após um breve histórico dos 80 anos da Cerâmica Porto Ferreira, onde a família Forjaz sempre esteve à frente, foi apresentado um resumo das conquistas recentes da empresa, como o Prêmio Mundo Cerâmico 2010 para o Sr. Edison Correa de Toledo (Diretor Presidente) e Cerâmica Porto Ferreira, eleitos, respectivamente, “Ceramista e Cerâmica do Ano” e Prêmio ANAMACO 2010 (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), na avaliação no quesito “Atendimento ao Ponto de Venda”, obtendo a melhor média nacional na pesquisa ANAMACO/Ibope Inteligência 2010.
Edison Corrêa de Toledo, Diretor Presidente, agradeceu a presença dos convidados e prestou uma homenagem aos atuais diretores Nilton Geraldo Arnoni (Superintentente) e Josselei Delfini (Marketing) e respectivas esposas, por darem condições para que os diretores executem com tranqüilidade seus trabalhos. O Diretor Presidente também destacou a presença na solenidade dos ex-diretores: Joaquim das Neves Pinhão, Sebastião Bonfá, Teodoro Martinez Neto, Alcir Antônio Curti, Tommaso Cerbasi e do Dr. Egon, pelos relevantes serviços prestados à empresa. O ex-diretor Tommaso Cerbasi tomou a palavra e destacou a missão recebida do Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz para a instalação da unidade de fabricação de piso monoqueima, que foi devidamente cumprida.
O Dr.Tharsis Ramos, representando o Grupo Empresarial Ferreirense, procedeu a entrega de uma placa comemorativa dos 80 anos da empresa ao Diretor Presidente Edison Corrêa de Toledo, destacando que a mesma no futura será lembrada como um fato da história da empresa.
O prefeito municipal Maurício Spontos Rasi, em suas breves palavras, lembrou que no passado a cidade deu o nome à empresa – Porto Ferreira – , e que atualmente a empresa retribui levando o nome Porto Ferreira para todo o país e exterior, e ainda distribuindo em nossa comunidade os frutos colhidos.
Lúcia Forjaz Corrêa de Toledo, Presidente do Conselho de Administração, destacou o maior legado deixado pelo pai, Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz, e que constou do “Testamento Emocional” deixado para os filhos após o falecimento da esposa, Dona Jandyra, em meados de 1990, onde dava também as diretrizes do perfil do executivo que deveria comandar os destinos da empresa , com o lema: “NADA É VERDADEIRAMENTE BOM PARA A EMPRESA SE NÃO O FOR TAMBÉMPARA A SOCIEDADE”. Lúcia firmou em suas palavras que o lema seria passado para os sucessores, filhos e netos.
Filhos e netos prestaram uma homenagem ao casal Edison e Lúcia com a entrega de pequenos mimos.
O jantar oferecido pela Cerâmica Porto Ferreira foi servido pelo Buffet Branbilla, de Porto Ferreira, não faltando o tradicional Parabéns a Você e o brinde com champagne.
Na saída os convidados receberam de lembrança uma peça de cristal com a gravação da logomarca da empresa e a inscrição “MESTRES EM CERÂMICA DESDE 1931”.
Raízes Centenárias e Frutos Presentes – Uma história de amor pelo ofício da cerâmica
Em comemoração aos 80 anos de existência a Cerâmica Porto Ferreira lançou no primeiro semestre o livro com o título “Raízes Centenárias e Frutos Presentes”, de autoria de Lazzaro Menasce, onde no prefácio, se declara um apaixonado por cerâmica, e registra o seu orgulho ao ser chamado a preparar um registro histórico dos 80 anos da Cerâmica Porto Ferreira.
O livro é um passeio pela história, onde de uma forma bem didática aborda desde a ascendência das famílias que integram a mais tradicional cerâmica do Brasil até as realizações da atual gestão iniciada em 2006.
Lúcia Forjaz Corrêa de Toledo e Edison Corrêa de Toledo, atuais dirigentes da empresa ferreirense, respectivamente filha e genro do Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, orgulhosamente apresentaram o trabalho, ressaltando que poucas empresas no mundo ocidental duram oitos décadas, notadamente em função das mudanças extraordinárias que ocorreram no planeta nos últimos 80 anos.
Na apresentação do livro, Lúcia e Edison destacaram que procuraram aprender nos mais de 50 anos de convivência, como deve ser o comportamento de um empresário – sempre com austeridade, dedicação, garra, persistência e um caráter firme – nunca deixando que qualquer adversidade os desanime ou corrompa.