O Vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou através de requerimento, informações sobre a coleta de lixo e varrição de ruas no município, segundo Élcio o que o motivou a apresentar a matéria seriam as dúvidas e questionamentos de moradores sobre; os dias de coleta de lixo; como ficaria a taxa de cobrança após a concessão da água; se temos coleta seletiva de lixo no município; dias varrição, valor real da limpeza pública nas contas emitidas pelo SAEF, entre outras informações.
Em sua justificativa o vereador ainda aproveitou a ocasião para solicitar o ‘aumento’ no número de vezes que a coleta é realizada em alguns bairros, como Jardim Anésia, José Gomes, Porto Seguro, Paschoal Salzano, entre outros bairros, além do número de varredores, pois segundo informações extra- oficiais, muitos estariam afastados do trabalho por problemas de saúde, deixando o serviço prejudicado. Uma das soluções seria a contratação de mais funcionários e melhor remuneração.
“Entrei em contato com prefeito Dr. Maurício e com o superintendente do SAEF o Sr. Beto Utineti na última semana e eles informaram que a coleta já teria sido normalizada, e os mesmos se comprometeram prontamente em estar se empenhando, para resolver o problema da varrição e o número de coletas semana em alguns bairros, sem custos adicionais aos munícipes. O prefeito ainda enfatizou que não tem a intenção em fazer concessão do lixo, como teria sido divulgado na imprensa local na última semana”.
“Vou sugerir também campanhas educativas para que o cidadão faça separação do lixo em sua residência, antes de depositá-lo nas ruas para coleta, isto sem dúvida facilitaria o trabalho de pessoas que fazem do lixo, sua fonte de renda, ou seja, seu sustento diário, e também dos funcionários públicos que trabalham na coleta diariamente”, disse o vereador.
Segundo o SAEF serviço foi normalizado na ultima semana.