A solenidade de entrega da “Ordem do Mérito Nicola Canonico Filho das Tradições Italianas”, em Pirassununga, acontece hoje(31/08), às 20 horas, no Colorado Music Hall, e contará com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.
A homenagem faz parte da programação da Festa Italiana de Pirassununga, a Fest’Itália, que está em sua 3ª edição e acontece no período de 8 a 11 de setembro de 2011, no Centro de Eventos Dona Belila (antiga área da Fepasa).
A “Ordem do Mérito Nicola Canonico Filho das Tradições Italianas” foi criada em 2009, por iniciativa do prefeito Ademir Alves Lindo, com o objetivo de homenagear as famílias italianas que aqui chegaram, a partir do ano de 1852, contribuindo, nos mais diversos setores e atividades, para o desenvolvimento do município.
As homenageadas deste ano sãos as famílias Aldriguetti, Cenzi, Franceschini, Fuzaro, Grigoletto, Marangoni, Moro, Pavezzi, Rosolem e Zuffo.
Recebem a ordem honorífica em nome da família, o representante mais idoso e o mais jovem. Ao completar 18 anos, o mais jovem recebe a insígnia – certificado e medalha – do núcleo familiar que estiver em seu poder, com o compromisso de manter vivo no seio da família os valores e as tradições italianas.
Das famílias homenageadas deste ano, a maioria veio da região do Vêneto, das províncias de Vicenza, Pádova, Verona e Treviso. Desse grupo, a primeira a chegar foi a família Pavezzi, no ano de 1872, que neste ano de 2011 celebra 139 anos de Pirassununga.
Cada família traz a sua história. O patriarca da família Aldriguetti, Ângelo Aldriguetti, nasceu a bordo do navio que vinha para o Brasil.
A família Moro ao chegar da Itália foi para Santa Rita do Passa Quatro. Nos anos de 1950, mudou-se para Pirassununga para trabalhar na construção da Escola da Aeronáutica, hoje Academia da Força Aérea. Dos Moro que ficaram na Itália, destaca-se o primeiro-ministro Aldo Moro, assassinado pela Máfia na década de 1970. A família Grigoletto, por sua vez, ficou famosa pela qualidade da pinga que produzia no pequeno alambique da Fazenda Campo Alegre, no Bairro do Arraial, região de Cachoeira de Emas.
Fonte:Secretaria de Cultura e Turismo de Pirassununga
Foto: Arquivo Porto Ferreira Hoje – Fest’Itália 2010