Uma empresa vencedora de processo licitatório deu início, esta semana, à substituição da rede de água dos bairros Vila Nova, Vila Daniel e parte do Jardim Primavera. O prefeito Maurício Rasi, acompanhado do engenheiro Adriano Martins, do Departamento de Obras e Serviços Municipais, fez uma vistoria nas obras na última terça-feira (30/08).
A substituição da rede se dará pelo método de perfuração, no qual não é necessário quebrar toda a superfície do pavimento asfáltico, mas abrindo apenas alguns orifícios nas esquinas. Serão colocados canos de PVC de 2,5 polegadas, num total de 25 quilômetros de rede.
As obras foram orçadas em R$ 2,1 milhões, sendo que a maior parte dos recursos – R$ 1,89 milhão – foi conseguida junto à Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O restante é contrapartida dos cofres
municipais. “Gostaria de agradecer à intervenção do deputado federal José Mentor (PT), que trabalhou muito para que o processo tivesse andamento, uma vez que a assinatura do convênio aconteceu ainda no ano de 2009 e depois houve uma certa demora na liberação. E lembrar também que a troca de tubulação foi objeto de uma indicação do vereador Élcio Arruda”, comentou Maurício Rasi.
O prefeito também explicou a questão de como ficam esses investimentos na área de saneamento, agora que a Prefeitura fez a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada. “É preciso deixar bem claro que tudo isso será compensado no futuro. Como disse, é um convênio assinado em 2009, ou seja, bem antes do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. Porém, mais para frente vai chegar um momento em que a Administração e a concessionária farão uma compensação, um acerto, com aquilo que nós investimos e que, eventualmente, não estava previsto. Sendo mais direto, teremos o direito de ser ressarcidos de alguma forma. Isso está previsto no contrato de concessão”, explicou.
Fonte: AECI/Prefeitura Municipal