Na última terça-feira (04/10) comemorou-se o Dia Mundial dos Animais. E a data é uma oportunidade para divulgar e reforçar os projetos da Vigilância Sanitária de Porto Ferreira para o bem-estar dos animais.
É verdade que há animais domésticos que vivem no bem-bom, cercados de carinho. Mas, infelizmente, o mesmo não acontece com os animais abandonados ou com aqueles que sofrem maus-tratos diariamente nas ruas ou ainda vivendo com seus proprietários.
Pensando em proporcionar melhoras na qualidade de vida dos animais domésticos do município de Porto Ferreira, no início 2011 a Vigilância Sanitária deu início a diversos projetos. O primeiro deles foi a realização de um censo de animais no município, com o levantamento de quantos cães e gatos há vivendo em na cidade. Hoje Porto Ferreira possui aproximadamente 16.250 cães e gatos vivendo em residências.
Visando prevenir a transmissão de zoonoses, além de outros males à saúde pública e à saúde animal, bem como preservar o bem-estar das espécies envolvidas, a Prefeitura também iniciou projetos educativos de posse responsável nas escolas da rede municipal de ensino.
“Este segundo projeto teve como finalidade orientar a população, pois sabemos que posse, propriedade ou guarda pouco cuidadosas ou irrefletidas de animais de estimação são a principal causa da superpopulação de cães e gatos, resultando em grande quantidade de animais soltos em vias públicas, por terem sido abandonados ou por falta de cuidados e de supervisão”, explica a médica veterinária Amanda Baso, responsável pela campanha.
Fora este projeto, a Vigilância concluiu no mês de setembro o credenciamento com os veterinários que irão prestar seus serviços para a Prefeitura. “Desta forma, vamos dar início à campanha de castração dos animais da população de baixa renda de nosso munícipio. Acreditamos que no final de outubro já poderemos oferecer esse serviço para a população”, completou Amanda.
Outra boa notícia é que está cada vez mais próxima a construção de um centro de zoonoses (canil/gatil). Recentemente o vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila, contemplou uma verba de R$ 150 mil, que será liberada ainda este ano, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O recurso será utilizado para iniciar a construção do centro, que tem como finalidade abrigar os animais abandonados.
Este é um trabalho antigo do vereador Maguila, juntamente com o prefeito Maurício Rasi, que desde o início de seu mandato tem sido solidário e preocupado com esta causa. “Após anos de trabalho, agora teremos uma verba que irá concretizar um sonho e beneficiar muitos animais de nossa cidade”, disse o vereador Maguila.
A data
O Dia Mundial do Animal é comemorado há muito tempo, desde 1930. A data foi escolhida para homenagear São Francisco de Assis, que morreu no dia 4 de outubro de 1226.
Fonte:AECI/Prefeitura Municipal