O prefeito de São Carlos Oswaldo Barba e o deputado federal Newton Lima (PT-SP) participaram na manhã desta segunda-feira, 10, do lançamento oficial da Rede Metropolitana de São Carlos, batizada de Rede Sanca.
Realizada no Teatro Florestan Fernandes, a solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho e o Diretor Geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) Nelson Simões da Silva.
A conquista da Rede Metropolitana foi anunciada em 2007, quando Newton Lima era prefeito de São Carlos e Oswaldo Barba era reitor da UFSCar. Ambos conseguiram incluir São Carlos no sistema de rede de alta velocidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Foi uma batalha muito grande da nossa parte, pois essa rede estava restrita às capitais brasileiras”, lembra Barba.
Na opinião do deputado, além de beneficiar universidades, instituições de pesquisa e a própria sociedade, a Rede Sanca, do ponto de vista de distribuição de dados, poderá atrair novos parceiros para o município.
“Abre-se um campo extraordinário de alta velocidade na distribuição de dados. Fico muito feliz em ter plantado como prefeito, em 2006, essa semente. Hoje estamos dando um presente de pioneirismo a São Carlos, que é a primeira cidade do interior do Brasil a ter uma rede com tão alta capacidade de transmissão de dados”, destacou Newton Lima.
A Rede Sanca faz parte da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê).
A Rede Sanca é a primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep. Ela possui 27 quilômetros de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gb/segundo.
O gerenciamento em São Carlos será feito por consórcio das seguintes instituições: UFSCar, líder do consórcio; USP; Embrapa Instrumentação e Pecuária Sudeste; Hospital-Escola; ParqTec; Unicep; Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Paço Municipal, Parque Eco Tecnológico Damha, CPFL Paulista, entre outros.
Para a criação e implantação dos pontos, houve um investimento de R$ 780.000,00 oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, via RNP.
Cidade Digital
São Carlos já é considerada a 7ª cidade mais digital do País pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (CPqD) graças aos serviços online que a Prefeitura oferece.
O Governo Eletrônico da Prefeitura de São Carlos disponibiliza acessibilidade para mais de 80 serviços online, informações e transparência nas contas públicas, por meio do Portal da Transparência.
Somente o Diário Oficial online já recebeu 400 mil acessos desde sua criação, em junho de 2009. Além dos serviços online via site, a Prefeitura mantém os Serviços Integrados do Município (SIM), com três unidades fixas e uma móvel.
Fonte: Lucas Castro Ex-Libris