A Prefeitura de Casa Branca abriu uma sindicância para apurar um rombo de R$ 3 milhões nas contas públicas, durante cinco anos. Parte do dinheiro de pagamento de impostos e contas era desviado, de acordo com auditoria.
A sindicância apura como era feito o desvio de dinheiro e quem participava do esquema. A prefeitura contratou uma auditoria para levantar as irregularidades e sete funcionários já foram ouvidos. “Alguns funcionários dos setores contabilidade, financeiro e tributação”, disse o procurador jurídico Leandro Tor.
Esquema
Foram apontados pelo menos dois tipos de fraude. Em um deles o contribuinte pagava o imposto ou a conta de água e esgoto, mas nem sempre o valor total ia para o caixa da prefeitura, pois uma parte era desviada.
Também há casos em que a pessoa quitava o débito, mas logo depois o pagamento era cancelado. Uma operação contábil chamada de estorno. “O documento era autenticado, mas ainda assim permanecia o valor total da arrecadação”, disse o auditor Edson Cozol.
O relatório mostra a diferença entre as receitas lançadas no sistema e o que a prefeitura recebeu efetivamente.
Em 2008, por exemplo, foram pagos de R$ 2,092 milhões em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas o departamento financeiro só recebeu R$ 1,812 milhão, um diferença de R$ 280 mil.
Também não bateram as contas do imposto sobre serviços e da dívida ativa. Nesses casos, o prejuízo foi de cerca de R$ 1 milhão.
Em 2010, as diferenças chegaram a R$ 1.135.000,00. “Houve manipulação dos dados e denota uma possível fraude”, destacou o auditor Cozol.
Depois que juntar as provas e depoimentos da sindicância, o Departamento Jurídico da prefeitura vai encaminhar os documentos ao Ministério Público.
Fonte: EPTV