Nos dias 29 e 30 de novembro foi realizada pelo Departamento de Cultura e Turismo a 1ª Conferência Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, com o Lema “Patrimônio, História e Cultural – Nossas Raízes”. O evento ocorreu nas dependências do Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro e reuniu diversos segmentos da sociedade, profissionais e cidadãos que atuam na área de cultura, a sociedade civil organizada, vereadores, sindicalistas, estudantes, professores, todos convidados pela convocatória oficialmente publicada.
Durante o evento, que contou com a presença de aproximadamente 90 participantes, discutiu-se a política de defesa do patrimônio artístico, arquitetônico e cultural do município e ao final elegeu, de forma participativa e democrática, os membros que passaram a compor o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Cultural (Condephac).
O vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo abriu oficialmente a conferência, agradecendo a presença de todos. Ressaltou a importância da participação da sociedade no evento, elogiando o empenho de todos os presentes para a constituição sólida do Conselho.
No dia 25 (quinta-feira), segundo dia da conferência, o prefeito Maurício Rasi enfatizou a importância de se resgatar e preservar o patrimônio histórico no município e agradeceu a presença de todos, de personalidades e famílias tradicionais da cidade.
Durante os trabalhos da conferência, o público presente aprovou o Regimento da Conferência, o pré-projeto de lei do Condephac, que será encaminhado à Procuradoria Jurídica do Poder Executivo para análise e, posteriormente, ao Poder Legislativo local. Finalizando os trabalhos foi realizada a eleição dos novos 12 conselheiros e respectivos suplentes por segmento conforme o regimento da conferência, ficando a diretoria do Condephac com a seguinte composição: presidente – Miguel Bragioni Lima Coelho; vice-presidente – Renan Fernando Freitas Arnoni; e 1º Secretário -Umberto José Natal Secarini.
Fonte: AECI da Prefeitura Municipal