A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou por unanimidade na Sesão Ordinária do dia 05 de dezembro, projeto de lei de autoria do vereador Élcio Arruda que prevê que seja realizado todos anos em Porto Ferreira, o “Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra os Idósos”.
O projeto prevê que a data para realização do evento deverá ser marcada no mês de junho. O poder Executivo Municipal deverá promover campanhas de conscientização social acerca de diversas formas de violência e constrangimentos praticadas contra a pessoa idosa. Palestras relacionadas a saúde, qualidade de vida, atividades de recreação e esportivas também poderão ser realizadas na mesma data.
Segundo o idealizador do projeto de lei, o vereador Élcio Arruda, o projeto apresenta inúmeras justificativas para entrar em vigor no próximo ano no município, dando mais humanismo e principalmente dignidade aos idosos do município, o vereador ainda relatou que se empenhará para que o projeto se torne lei Estadual e Federal, enviando o projeto a parlamentares como o deputado Estadual Alex Manente.
“A violência contra o idoso infelizmente ainda é bem comum em todas as localidades, portanto este projeto vem de encontro com uma política social voltada para o bem estar de nossos idosos, é presciso romper as barreiras do silêncio, uma vez que a maioria dos atos de violência, desrespeito e descumprimento do estatuto, não são denunciados. A violência contra os idosos é uma violação dos direitos humanos, além de fator causador de lesões, doenças, isolamento e falta de esperança. Acredito que com o projeto sendo colocado em prática teremos só benefícios em prol dos idosos do município”, finalizou, o vereador Élcio Arruda.