A Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou, entre vários projetos na sessão ordinária do dia 19/12, o projeto de Lei n°68/2011, “Nasce Uma Criança Plante Uma Árvore”. A matéria é fruto de anteprojeto de lei apresentado pelo vereador Élcio Arruda (PPS) que foi aprovado em 2010 pela Câmara local e enviado ao Executivo. Esta lei trata principalmente sobre tema ambiental, qualidade de vida e conscientização da população ferreirense. O projeto, “NASCE UMA CRIANÇA PLANTE UMA ÁRVORE”; subscreve que a cada nascimento na Santa Casa de Porto Ferreira os pais estariam “ganhando” uma muda de árvore frutífera ou não a ser plantada em local apropriado escolhido pelos pais ou pela municipalidade (Prefeitura Municipal/Divisão de Meio Ambiênte), a criança vai receber também um certificado ou carteirinha identificada como: “Amigo Protetor da Natureza”.
O crescimento dessa árvore será vinculado ao crescimento e saúde da criança, e também a data do nascimento na mesma data do plantio da árvore, que serão sempre lembrados pelos pais e futuramente pelo filho.
A conservação/zelo da planta (árvore) também poderá ser realizada pelos pais e ou pela própria criança quando esta “crescer”, sendo a mesma, exemplo para outras crianças e até adultos sobre o tema, ‘respeito com a natureza’.
Élcio Arruda relata que em várias cidades paulistas e até de outros estados este projeto já existe com ótimos resultados obtidos, principalmente na qualidade de vida e concientização da população quanto a preservação ambiental e a importância de uma cidade arborizada, melhorando também o clima e o ar que respiramos. “A concientização começa desde a infância, pois é nesta idade que adquirimos conceitos que levamos para vida toda. Estaremos também sugerindo uma campanha em creches e escolas municipais, além da fixação do projeto no Hospital Dona Balbina, que se propôs a estar colaborando com o projeto, espero também contar com a divulgação do projeto, neste conceituado Site de Notícias, nos Jornais e nas Rádios ferreirenses e principalmente com a coloboração dos pais, pois “verde” é vida, é saúde”, é a esperança de que dias melhores virão”.
Élcio ainda agradeceu alguns colaboradores do projeto. “Não posso deixar de agradecer aos parceiros vereadores (por aprovarem o projeto por unanimidade), a diretoria do Hospital Dona Balbina, ao Dr. Rogério (chefe do departamento responsável pela execução do projeto) ao Maurício Arnoni (agendando reuniões), aos funcionáros da Divisão de Meio Ambiente, a minha namorada Taís e a meus pais José Roberto e Angela por acreditarem em meu trabalho e sempre me apoiarem. Agradeço ainda em especial ao prefeito Maurício Rasi juntamente com sua equipe de trabalho, que foi desde o início favorável ao projeto dando apoio a iniciativa, acreditando que será de grande utilidade a nossa população de todas as idades e principalmente ao nosso meio ambiente, sendo que este projeto se somará a outras importantes ações, que já acontecem no município, relacionados a conscientização, preservação e recuperação ambiental, basta lembrarmos o projeto “Grandes Lagos” na Vila Sibila e do Parque Ecológico Henriqueta, que atraem centenas de pessoas/dia. Aproveito ainda a oportunidade para desejar a todos ferreirenses um excelente 2012 e que este trabalho em conjunto continue fazendo a diferença para nossa cidade”.