Na próxima semana a Seção Municipal de Turismo, chefiada por Tiago Tadeu, levará um grupo de 40 crianças inscritas em projetos esportivos do Departamento Municipal de Esportes e Lazer para conhecer o litoral.
A viagem é resultado de uma reunião realizada no 2º semestre do ano passado entre Tadeu, o turismólogo Fernando Bonelli e Maurício Juvenal, coordenador de projetos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A inserção de Porto Ferreira no Programa Turismo do Saber, para levar o grupo (20 meninos e 20 meninas), com idades entre 9 e 11 anos, matriculados na rede pública de ensino foi mais uma ação da Seção de Turismo, nesta oportunidade focando crianças que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o litoral brasileiro.
Faz parte do roteiro uma aula de surf especialmente feita para elas. Dia 16.01, segunda-feira, a partir das 13:00h, na Praia de Itararé – São Vicente, para quem veio de Aparecida, São Bento do Sapucaí e Tabatinga.
O programa Turismo do Saber é uma iniciativa da Secretaria de Turismo para proporcionar a crianças de famílias mais humildes a oportunidade de conhecer lugares novos dentro do Estado de São Paulo. Trata-se de uma repaginação do antigo “Caravanas do Conhecimento”, realizado antigamente pelo Cepam e a Secretaria de Educação.
As mesmas cidades que enviaram suas crianças para o interior receberão estudantes do campo para conhecerem a praia.
Em sua primeira edição, realizada em julho de 2011, o programa levou 640 crianças de 16 cidades do litoral paulista para passarem cinco dias nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Foi uma experiência única e inesquecível. A maior parte dos estudantes nunca havia viajado antes.
O Turismo do Saber – Litoral no Campo foi realizado em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima, a Secretaria de Educação e as prefeituras municipais. A ideia consiste em unir, diversão, lazer, integração e conhecimento, por meio do reconhecimento e da descoberta de novas culturas. O Estado providenciou desde ônibus para o transporte, lanches, a hospedagem que foi feita nas escolas, material pedagógico e monitores capacitados.
AECI/Prefeitura Municipal