Em apenas três meses de operações dos sistemas de água e esgoto foram feitas diversas melhorias nos serviços prestados no município de Porto Ferreira. Entre os investimentos feitos pela empresa Foz do Brasil, podemos citar a aquisição de novos equipamentos, execução de nova adutora, utilização de novos produtos químicos para garantia da qualidade da água, revisão do projeto da ETE Fazendinha, entre outros.
Na última semana foi contratada a empresa Hidrosan Engenharia, para desenvolver o projeto de ampliação da principal Estação de Tratamento de Água do município.
Os trabalhos serão coordenados pelo professor Luiz Di Bernardo, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, e que durante mais de vinte anos lecionou na Escola de Engenharia de São Carlos – USP.
A revisão da Estação de Tratamento de Água está prevista no Plano de Metas e Indicadores do Edital de Concessão, e prevê a ampliação para propiciar vazão suplementar necessária ao atendimento da regularidade do abastecimento na cidade. O cumprimento das metas de contrato está sendo acompanhado e fiscalizado pela Agência Reguladora.
O projeto deverá estar concluído em aproximadamente 120 (cento e vinte dias) e abrangerá a ampliação da estrutura física, aquisição de novos equipamentos de tratamento de água e monitoramento. “A Foz investirá no que há de mais moderno em sistemas de tratamento de água para garantir água de qualidade e com regularidade a toda população de Porto Ferreira” afirmou Cleber Salvi, Gerente de Operações da Foz do Brasil, unidade Porto Ferreira.
Com a ampliação da ETA Oswaldo da Cunha Leme, a Concessionária pretende centralizar todo o sistema de produção de água, eliminando sistemas alternativos. “Para que possamos unificar a produção de água eliminando sistemas isolados também teremos que ampliar e melhorar os sistemas de captação e adução de água. Estas melhorias garantirão à cidade uma estação ainda mais moderna e dentro dos padrões de qualidade de abastecimento de água que toda população merece”, afirmou a Diretora da Foz em Porto Ferreira, Paula Violante.
Nova adutora do Jardim Primavera
A Foz informa que a previsão de assentamento da tubulação, para a próxima semana, será na Rua David Zadra, no trecho que compreende as Ruas Bento José de Carvalho e Comendador Agostinho Prada. A concessionária também informa que esta previsão depende muito das condições climáticas, uma vez que a chuva pode influenciar o andamento da obra. Mas garante que todos os esforços estão sendo realizados para garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local e também para que os transtornos causados sejam mínimos. Além disto, à medida que as obras evoluem, os serviços de recapeamento estão sendo realizados de modo a evitar transtornos aos clientes locais.
A obra vem ocorrendo dentro de um cronograma rigoroso e dentro das normas de segurança estabelecidas. Até o presente momento já foram efetuados aproximadamente 770 (setecentos e setenta) metros de adutora em apenas 29 dias.