Atualmente cerca de trinta por cento da população de Porto Ferreira reside no setor Leste da cidade, que possui mais de treze bairros, e segundo o Plano Diretor de nosso município, o vetor de crescimento urbano aponta para aquela região.
Grande parte dos moradores da região leste se desloca com veículos para trabalhar, principalmente nas empresas da região sul e oeste da cidade, onde se localizam importantes indústrias como a Mar-Girius, Vidroporto, Verallia, San Marino, cerâmicas diversas e a importante área comercial nas proximidades da Via Anhanguera.
O acesso destes moradores ao local de trabalho se faz obrigatoriamente atravessando o Ribeirão Santa Rosa pelo Viaduto Tancredo Neves (Minhocão), ou pela ponte da Av. Rudolph Streit, convergindo o trânsito para a área central, contribuindo assim com o aumento do fluxo de veículos, provocando a lentidão do tráfego nas ruas centrais.
Há muito tempo se fala na construção de uma terceira ponte sobre o Rio Santa Rosa, com a função de ligar o bairro Jd. Porto Seguro ao Recreio Aeroporto, facilitando assim o acesso dos moradores do setor leste da para o restante da cidade, e conseqüentemente aliviando o trânsito na área central.
Porto Ferreira vem recebendo muitos recursos financeiros oriundos dos Governos Federal e Estadual para serem aplicados em obras em nossa cidade. O Poder Público Municipal já deve pensar em priorizar a construção de um novo acesso, ligando a região leste à região sul, com a construção de uma nova ponte sobre o Ribeirão Santa Rosa.