O Acessa São Paulo – programa de inclusão digital do Governo de SP que oferece acesso gratuito à Internet banda larga – completou um ano de atendimento aos moradores de Porto Ferreira. Inaugurada em janeiro de 2010, a sala funciona junto às instalações da Biblioteca Municipal e conta hoje com 1.644 usuários cadastrados e 49.815 atendimentos realizados, chegando a quase 2,5 mil acessos mensais.
No local, o usuário tem acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O usuário pode, por exemplo, fazer pesquisas escolares, procurar vagas de emprego, enviar e receber e-mails, acessar serviços de governo eletrônico, ou navegar em sites de relacionamento.
O posto instalado no prédio da Biblioteca Municipal, contando com 12 computadores, internet de banda larga, e uso gratuito para a população, foi uma conquista do vereador Rômulo Rippa junto ao então Secretário de Gestão Pública do estado de São Paulo, Sidney Beraldo.
O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que ultrapassou a marca de 58 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2,2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 612 postos em funcionamento em 531 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
Instituído em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do Estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.
O Acessa São Paulo possui a missão de garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, além de promover os processos de participação pública e redes sociais.
Foto: arquivo