O ex-prefeito de Descalvado (1997 – 2000) José Antonio Todescan Gabrielli faleceu na noite da última quinta-feira, 23 de fevereiro, vítima de sepse. Lito – como era conhecido – foi hospitalizado na última segunda-feira (20) em Descalvado, posteriormente sendo transferido para o Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Francisco na cidade de Ribeirão Preto, onde veio a falecer. O prefeito Luís Antonio Panone decretou luto oficial por três dias.
José Antonio Todescan Gabrielli era graduado em Economia pela Faculdade Moura Lacerda de Ribeirão Preto em 1967. Posteriormente graduou-se em Biomedicina pela Faculdade Barão de Mauá, em 1977. Era especialista em Patologia Clínica, área de concentração em Análises Clínicas pela Sociedade Nacional de Biomédicos em Patologia Clínica.Atuou por 30 anos como administrador do Laboratório de Análises Clinicas de Descalvado. Vereador por 15 anos na cidade de Descalvado (1977 a 1992), vice-prefeito de 1993 a 1996 e posteriormente, em 1996, eleito prefeito da mesma, onde o principal projeto foi a implantação do Campus da Unicastelo de Descalvado. Lito era casado com a professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, secretária municipal da Educação e Cultura. O ex-prefeito deixa dois filhos e netos.
Lito era coordenador geral do campus da Unicastelo em Descalvado. A perda do ex-prefeito entristeceu a comunidade descalvadense, que o admirava por seu respeito e atenção a todos, indistintamente de classe social. No site da universidade, e na rede social, diversos depoimentos fizeram reverências em memória de Lito.
“Descalvado acaba de perder um de seus filhos mais honrados e um dos maiores prefeitos de sua história… Vai com Deus, meu amigo Lito!” – Luís Antônio Panone, prefeito de Descalvado.
“Aprendemos muito ao compartilhamos nossos dias de trabalho com a positividade do professor Lito. Agora em lembranças que se eternizam no plano de Deus”. Rosana Augusto, ex-secretária da Coordenação geral do campus Descalvado.
“Quantos aprendizados, quantas coisas boas. Eu realmente tinha-o como um grande amigo, além do campo profissional. Quanto aprendizado dentro da Unicastelo. Nos restam as lágrimas, o luto que deve ser vivido e a saudade… a dor doce da saudade”. Marcos Felipe Chiaretto, egresso do curso de Psicologia.
“Que meu amigo Lito siga em seu caminho de luz e que para sua família e todos nós que aprendemos a admirar a doçura peculiar, a alegria contagiante e o coração repleto amor, conforto e a certeza de que sua missão neste mundo se completou e que o que aprendemos com ele nós mantenha sempre próximos em lembranças e alma”. Luciano Melo de Souza, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo campus Descalvado.
“Além de um assessorado se tornou meu amigo e muitas vezes conselheiro. Abriu as portas para que eu pudesse realizar meu trabalho e sempre me ajudou muito. Lito não se separava de nós pela hierarquia, sempre se demonstrou atento e igual a todos. Exemplo de humanidade!” Guto Cavalcante, jornalista. Assessor de Imprensa da Unicastelo campus Descalvado.
“Uma pessoa extremamente boa, competente, atenciosa e sempre disposta a colaborar com os funcionários da Unicastelo”. Marlene Coradini, auxiliar de Biblioteca do campus Descalvado.
“Trabalhar com o Professor Lito sempre foi muito prazeroso. Uma pessoa de fácil convívio, prestativo, atencioso e pronto para nos ajudar em nossas dificuldades. Vai deixar muitas saudades”. Yeda Amaral, supervisora da Central de Cursos do campus Descalvado.
“Encontrei no Professor Lito um ponto de apoio. Ele sempre foi, mesmo antes da Unicastelo, uma pessoa fantástica, de boa índole e com o coração enorme”.
Sandra Guella, auxiliar administrativa do campus Descalvado.
O corpo do ex-prefeito Lito foi velado na Câmara Municipal de Descalvado.
Fonte: G1 e Prefeitura de Descalvado