A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, tem trabalhado na modernização e ampliação dos serviços de água e esgoto do Município de Porto Ferreira. Desde o último dia 04 de outubro, a Concessionária está investindo de forma constante em áreas como atendimento ao cliente, coleta de dados do hidrômetro, captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento do esgoto.
As melhorias são graduais e estão sendo bem recebidas pela população. A Concessionária já registra queda no número de reclamações e diversos elogios. Rapidez, eficiência e bom atendimento estão entre os itens mais comentados nas pesquisas de opinião e satisfação feitas no Serviço de Atendimento ao Cliente. Por outro lado, a Foz tem encontrado obstáculos, acima do previsto, para registrar o consumo de alguns clientes.
Aproximadamente 10% (dez por cento) dos imóveis ferreirenses não oferecem livre acesso ao hidrômetro para o agente comercial, impedindo que sua leitura seja registrada para calcular o consumo real do período. Esta situação prejudica a adequada prestação dos serviços, uma vez que sem a correta medição dos hidrômetros não é possível calcular a quantidade de água perdida durante o processo e a Concessionária não pode adotar as ações necessárias para reduzir esta perda.
O imóvel que não tem seu consumo registrado é faturado pela média dos últimos meses. No entanto, a legislação em vigor garante o livre acesso da empresa prestadora do serviço de água ao hidrômetro. Esta garantia está prevista no artigo 47 do Regulamento da Concessão de água e esgoto, que observou as disposições da Lei Federal nº 11.445/2007 e Decreto 7.217 de Junho de 2010.
A Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira garante que não pretende adotar nenhuma ação drástica para conseguir registrar a leitura dos hidrômetros. De acordo como Supervisor Comercial da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira, Adriano Pavezi, “o acesso ao hidrômetro é um benefício para o cliente, que tem a garantia da cobrança exata de seu consumo”. A Concessionária ressalta que o agente comercial deve conseguir visualizar os números que marcam o consumo e a numeração de série do hidrômetro, localizada na lateral do aparelho.
Como forma de incentivar a acessibilidade aos hidrômetros, a Foz do Brasil informa que não cobrará pela remoção do cavalete e instalação do aparelho medidor na caixa padrão para os clientes que solicitarem o serviço até o mês de maio de 2012. Assim, basta que o cliente adquira a caixa de proteção em qualquer casa de material de construção, fixe-a no muro da residência e solicite o serviço à Concessionária.
“Caso exista alguma dúvida sobre o procedimento de instalação da caixa padrão, o cliente poderá comparecer ao SAC, localizado na Rua Nelson Pereira Lopes, 199, e suas dúvidas serão respondidas. Se ainda assim restar algum ponto não esclarecido, uma equipe técnica irá até o local para prestar maiores orientações” concluiu Adriano.