A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou no último final de semana o IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal. O IFGF é uma ferramenta que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Os dados são referentes ao exercício fiscal de 2010. A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município.
Cada cidade é classificada com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).
Porto Ferreira
Porto Ferreira conseguiu bons resultados posicionando-se na 64ª colocação no estado de São Paulo e 284ª em termos nacionais. Os índices do município apontam Receita Própria (Boa Gestão – 0,6742); Gastos com Pessoal (Boa Gestão – 0,6414); Investimentos (Excelência – 0,8704); Liquidez (Excelência – 0,8046) e Custo da Dívida (Boa Gestão – 0,779). No total do IFGF, Porto Ferreira conquistou conceito B (Boa Gestão – 0,7508 pontos).
Na região
Seguem o ranking de algumas cidades da região:
Piracicaba – 3º lugar no estado e 5º do Brasil
Pirassununga – 13º lugar no estado e 28º no Brasil
Leme – 31º no estado e 99º no Brasil
Limeira – 56º no estado e 194º no Brasil
São Carlos – 63º lugar no estado e 283º no Brasil
Araras – 107º lugar no estado e 532º no Brasil
Analândia – 145º no estado e 774º no Brasil
Rio Claro – 334º lugar no estado e 1884º no Brasil
Destaques de São Paulo no cenário nacional
Entre os 10 primeiros municípios do ranking nacional, seis são do estado de São Paulo: Poá (2º lugar no Brasil), Barueri (3º lugar no Brasil), Piracicaba (5º lugar no Brasil), Caraguatatuba (6º lugar no Brasil), Birigui (9º lugar no Brasil) e Paraibuna (10º lugar no Brasil).
Fonte: Firjan