O consórcio Lógum, formado por grandes empreiteiras (Odebrecht, Camargo Corrêa) e a Transpetro, subsidiária da Petrobrás, deverá investir pelo menos R$ 1 milhão em Porto Ferreira. O anúncio foi feito no último dia 13/03, em reunião da qual participaram técnicos do consórcio e o prefeito de Porto Ferreira, Maurício Rasi.
Desde quando a Petrobrás iniciou o projeto de implantação do Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados (Projeto Seda), o prefeito Maurício Rasi se mostrou preocupado e interessado em inserir o município em projetos de compensação ambiental.
Audiências públicas, apresentação de reivindicações para o projeto do Parque Linear dos Grandes Lagos, na Vila Sybilla, dentre outras ações foram constantemente desenvolvidas pelo prefeito, Câmara Municipal e partes interessadas.
A boa notícia foi dada nesta reunião ocorrida recentemente, oportunidade em que Maurício Rasi apresentou novamente os projetos. Houve a confirmação de que o consórcio desenvolverá ações de calçamento com bloquetes (ecologicamente correto), paisagismo e iluminação no trecho em que a tubulação cortar o município no perímetro urbano. Outra ação será a elevação do leito carroçável do acesso que liga a avenida Nossa Senhora Aparecida à região do Jardim Jandyra, proporcionando condições seguras de tráfego durante períodos de cheias.
“Trata-se da consolidação de algo que estamos trabalhando desde 2009, quando o termo de compromisso foi assinado. Faço questão de frisar que tenho conhecimento dos benefícios que o alcoolduto trará para o país. Porém, o município deve ter uma compensação, quanto à implantação do projeto, e é isso que fizemos. A gestão surtiu resultados altamente positivos. Em breve todos poderão ter esta confirmação”, comentou otimista o prefeito quando recebeu a notícia sobre o investimento.
Seda
O sistema Seda tem uma previsão de que possa movimentar 12,8 bilhões de litros de álcool por ano no trecho Senador Canedo-Paulínia na safra 2020/21.
O corredor de transporte para o etanol do Centro-Oeste para o Sudeste é conhecido dentro da Petrobras como Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados (Seda). Um dos objetivos do projeto é ampliar a capacidade de exportação via Rio de Janeiro e atender ao mercado doméstico.
Maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte de combustíveis do Brasil, a Petrobras Transporte SA – Transpetro atende às atividades de transporte e armazenamento de petróleo e derivados, álcool, biocombustíveis e gás natural. A empresa, subsidiária integral da Petrobrás, foi criada em 12 de junho de 1998, de acordo com a legislação (Lei nº 9.478/1997) que reestruturou o setor de petróleo no Brasil. O principal objetivo da Transpetro é crescer e ajudar a impulsionar o desenvolvimento no País, em sintonia com a estratégia de negócios do Sistema Petrobras.
A Transpetro é responsável por uma rede de estradas invisíveis formada por mais de 14 mil km de dutos – entre oleodutos e gasodutos – que interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os mais remotos pontos do País. À malha de dutos se aliam terminais e uma frota de navios petroleiros, unindo as áreas de produção, refino e distribuição da Petrobras e atuando na importação e exportação de petróleo e derivados, de biocombustíveis e de gás natural.
Além da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta serviços a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica.
Sua missão é atuar de forma segura, rentável e integrada, com responsabilidade social e ambiental, no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás, petroquímicos e renováveis.
Uma empresa subsidiária é uma espécie de subdivisão de uma empresa que se encarrega de tarefas específicas em seu ramo de atividade. Na legislação societária brasileira existe a figura da “subsidiária integral”, empresa sob o controle acionário exclusivo de uma companhia brasileira, caso da Transpetro.
Ganhos
Estas melhorias poderão trazer mais qualidade de vida à população desta região da cidade, que já tem o Projeto dos Grandes Lagos implantado em sua primeira fase.
“A cidade ganha com mais estas obras de infraestrutura, paisagismo e meio ambiente. Após as inúmeras etapas cumpridas, licenças ambientais de órgãos como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), podemos finalmente anunciar estas conquistas”, finaliza o prefeito Maurício Rasi.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal