Na noite desta quinta-feira (29) foram anunciados os vencedores da edição paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ao todo, foram sete destaques setoriais, três vencedores gerais e 91 prefeitos selados. Todos foram reconhecidos por implementarem ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora. Em nossa região Pirassununga e Descalvado foram duas das 91 cidades contempladas com o Selo Sebrae Prefeito Empreendedor.
A cidade de Sorocaba foi o destaque da noite, sendo o prefeito Vitor Lippi, o grande vencedor da 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. O troféu foi entregue pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.
A cidade com mais de 580 mil habitantes se destacou por desenvolver uma série de ações de estímulo ao empreendedorismo, das quais se destacam a introdução do tema empreendedorismo no ciclo básico das escolas municipais e o estímulo à formalização – apenas em 2011, foram formalizadas 3.803 novas empresas, incluindo Empreendedores Individuais, micro e pequenas empresas.
Aproximadamente 4 mil pessoas acompanharam a cerimônia de entrega do prêmio realizada no Transamérica Expocenter. O Sebrae-SP homenageou também os 91 gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, com o Selo Prefeito Empreendedor.
O prefeito de São Sebastião da Grama, Emilio Bizon Neto que venceu a premiação na edição anterior, foi contemplado este ano com o 2º lugar. Com 70% de sua economia baseada nas micro e empresas de pequeno porte, a cidade é conhecida como a terra do café de qualidade, agora quer ser reconhecida como a cidade das micro e pequenas empresas.
Terceira colocada na premiação geral, Mogi das Cruzes também é uma cidade que se destaca no apoio aos pequenos empreendimentos locais. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli implementou um conjunto de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios que já é hoje o principal gerador de emprego do município.
Destaques
Além dos três primeiros colocados, também foram premiados prefeitos com ações de destaque nos temas Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais (Cubatão); Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual (São Paulo); Lei Geral Municipal (Andradina); Médios e Grandes Municípios (Presidente Prudente); Crédito e Capitalização (Andradina); Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável (São José dos Campos); e Promoção do Desenvolvimento Rural (Conchas).
Texto: Sebrae SP com informações da difusorapirassununga