A Foz do Brasil concluiu na sexta-feira (30) os trabalhos para resolver de de forma definitiva o problema de falta d’água que atinge a população da região norte da cidade. Porto Bello, Vila Real, Jardim Centenário, Las Palmas, Jardim Botafogo, Cristo Redentor e imediações sofrem com a falta de água e oscilações no abastecimento há vários anos.
Toda a estrutura física da Estação Elevatória de Água Tratada do bairro Cristo Redentor foi finalizada, e os equipamentos já estão instalados, restando apenas a liberação da carga elétrica por parte da concessionária de energia elétrica local, para que estes equipamentos sejam colocados em operação. Há a previsão de que esta liberação ocorra nesta quinta-feira, e que o novo sistema inicie sua operação durante o fim de semana.
A complexa estrutura deste sistema começa na Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme, onde foi instalada uma bomba submersível, que garantiu aumento no volume de água tratada enviada ao booster do bairro Cristo Redentor. O booster é um equipamento que bombeia a água dentro da rede, garantindo maior pressão e melhorando o abastecimento.
Antigamente a água tratada na ETA Central era enviada apenas por gravidade à Estação Elevatória de Água (EEA) Cristo Redentor, comprometendo o regular abastecimento daqueles bairros, em dias de altas temperaturas e maior consumo. Hoje, com a bomba submersível instalada, a Foz já conseguiu resolver parte do problema, que deverá ser resolvido por completo ainda esta semana.
Na EEA também foi instalado um novo equipamento de motor bomba e o painel elétrico necessário para colocá-lo em carga. Este novo conjunto aumentará a quantidade de água enviada aos bairros daquela região em aproximadamente 40% (quarenta por cento), garantindo que o abastecimento de água não seja interrompido. Mais de 3.000 (três mil) residências serão beneficiadas com esta ação.
Durante esta semana o Prefeito Mauricio Rasi e o Superintendente da Agência Reguladora, Gustavo Braga Coluci, estiveram no local vistoriando as obras e mostraram-se satisfeitos com a informação sobre a regularização no abastecimento de água daqueles bairros. “Temos trabalhado durante 24 horas para cumprirmos as metas estabelecidas no contrato de concessão. A Foz do Brasil continuará investindo em Porto Ferreira para que todos tenham acesso à água de qualidade e esgoto tratado” afirmou Paula Violante, Diretora da Foz do Brasil em Porto Ferreira.
“Os moradores do Porto Bello, Vila Real, Jardim Centenário e toda região vêm sofrendo com a falta d’água há diversos anos. Diminuição na pressão da água também era um problema que incomodava a todos. Muitas vezes os serviços da dona de casa tinham que ser feitos durante a noite ou de madrugada, quando havia mais água no imóvel. A concessão dos serviços de água e esgoto foi autorizada justamente para que pudéssemos resolver questões que atingiam nossa cidade há décadas” comentou Mauricio Rasi.
Fonte: Foz do Brasil