A Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, cumpriu todos os prazos estabelecidos e colocou em funcionamento, na última sexta-feira, 30 de março, os novos equipamentos eletromecânicos da Estação Elevatória de Água do bairro Cristo Redentor. Assim, a Concessionária deve resolver os problemas de falta d’água que atingiam os bairros Porto Bello, Vila Real, Jardim Centenário, Las Palmas, Jardim Botafogo, Cristo Redentor e imediações.
Pouco antes dos novos equipamentos serem colocados em carga, a Concessionária enfrentou o rompimento de uma tubulação, o que poderia causar transtornos àqueles bairros. A população foi devidamente avisada pelos meios de comunicação da cidade e a equipe da Foz conseguiu resolver o imprevisto antes que qualquer problema de abastecimento fosse causado.
O prefeito Mauricio Rasi esteve no local para acionar o painel elétrico e conferir a abertura do registro de alimentação da nova bomba. Conheceu detalhes técnicos, parabenizou a equipe que trabalhou na instalação do equipamento e fez votos para que outras regiões da cidade, que sofrem com problemas de falta d’água há anos, possam também ter a solução o mais rápido possível.
“Temos acompanhado de perto o trabalho realizado pela Foz do Brasil, e posso dizer que é gratificante conseguir resolver um problema que acontecia há muitos anos. Através da Agência Reguladora temos fiscalizado o cumprimento do contrato e assim garantirmos que todos tenham acesso a água de qualidade e esgoto tratado” afirmou Mauricio Rasi.
A partir de agora a água captada do rio Mogi Guaçu e tratada na ETA Oswaldo da Cunha Leme será bombeada para a EEA Cristo Redentor. Antigamente esta água era enviada apenas por gravidade, causando falta d’água em períodos de maior consumo. Da Estação Elevatória a água será enviada, através de nova bomba, para os reservatórios dos bairros Porto Bello e Vila Real, e também para todos os moradores da região norte da cidade.
O novo conjunto instalado terá capacidade 40% (quarenta por cento) maior para enviar água aos bairros daquela região, garantindo que o abastecimento não seja interrompido. Calcula-se que aproximadamente 15.000 (quinze mil) pessoas sejam beneficiadas com esta ação.
“Nosso projeto de investimento em Porto Ferreira garante a universalização dos serviços de água e esgoto, ou seja, água de qualidade e esgoto tratado para todas as pessoas. Finalizada a execução do equipamento do booster do Cristo, nossa próxima etapa é colocar a nova adutora do Jardim Primavera em funcionamento e assim resolver as questões de abastecimento dos moradores daquela região” comentou a Diretora da unidade Porto Ferreira da Foz do Brasil, Paula Violante.