No dia 28 de março de 2012, o SINDICER – Sindicato das Indústrias de Produtos Cerâmicos de Porto Ferreira, em parceira com a empresa ReWATT Energia do Brasil e com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e da empresa de marketing Focall Center, realizaram um workshop que teve como foco principal a energia solar fotovoltaica. A energia fotovoltaica consiste na transformação de energia solar em energia elétrica.
O evento aconteceu no Anfiteatro, localizado na Av. Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 729, prédio anexo a Promoção Social.
Na ocasião, a empresa ReWATT Energia do Brasil teve como objetivo em curto prazo identificar parceiro no Brasil para desenvolver e realizar um projeto piloto de implantação de painéis solares (telhado), sendo que a ReWATT poderá co-financiar esse projeto.
O evento contou com a participação de várias empresas e de instituições como a Faculdade Asser, o SENAI, o SEBRAE e a ETEC Jadyr Salles. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Valdir Bosso. O Prefeito Mauricio Rasi e a primeira dama Viviane Santana Rasi também participaram do evento, e juntamente com o Vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, receberam a comitiva de empresários franceses, dando-lhes as boas vindas a Porto Ferreira.
A comitiva dos empresários franceses foi chefiada pela empresária Prazeres Esteves da Guiana Francesa, juntamente com o empresário Valter Ribeiro da capital paulista, contando ainda com a presença de um representante do governo Francês. O palestrante da comitiva foi o Sr. Philippe Byron, diretor geral e co-fundador da empresa ReWATT.
O Vice-prefeito municipal e idealizador do evento Dr. Saldanha Leivas Cougo, afirmou que foi apresentado na Câmara dos Deputados o projeto de Lei nº 2952/11 que institui o Programa de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar – Prosolar. ”O Prosolar autoriza a União a estabelecer metas nacionais de geração de energia solar para 1% do total da matriz elétrica brasileira nos próximos três anos e de 3% em cinco anos, e ainda permite que o governo diminua o Imposto sobre Produtos Industrializados de conversores, fotovoltaicos e outros equipamentos do sistema de energia solar até 2016”, ressaltou Dr. Saldanha.
O Agente de Desenvolvimento da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) João Leonardo Fernandes da Silva, ressaltou que energia fotovoltaica é resultado de um sistema de produção altamente limpo, capaz de ser uma fonte extremamente durável de energia renovável com baixo custo e pouca manutenção.
O presidente do Sindicer Elio Bonelli, afirmou que a energia solar fotovoltaica um é excelente investimento para os empresários que desejam uma redução na fatura de suas contas elétricas mensais ou que desejam ajudar o nosso planeta, dando um passo à frente em direção à sustentabilidade, destacou Elio.
Fonte: Sindicer