Foi uma noite de gala para 91 municípios que receberam o selo “Prefeito Empreendedor”, concedido pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entregue em cerimônia na capital paulista no último dia 29 de março.
O prefeito Luís Antonio Panone representou Descalvado no evento, que teve como âncora a jornalista Carla Vilhena, da TV Globo, e a presença de autoridades como o vice-governador Guilherme Afif Domingos.
O Selo reconhece e valoriza os gestores municipais que implementaram ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora. Foram 199 prefeitos inscritos em todo o estado de São Paulo, número que equivale a 30,8% dos municípios paulistas e representa um aumento de 53% em relação às participações da 6ª edição do prêmio (2009-2010).
O SEBRAE disponibilizou um ônibus – sem nenhum ônus para os cofres públicos municipais – para 40 convidados, que estão ligados diretamente às ações administrativas que motivaram a cessão do prêmio “Prefeito Empreendedores”.
A seleção dos projetos é muito rigorosa. Ela passa por quatro fases distintas, e todas as ações são analisadas criteriosamente por técnicos de agências governamentais estaduais e federais, como BNDES, SEBRAE, CIESP e FIESP. No âmbito do estado de São Paulo, dos 645 municípios 91 foram agraciados com o selo “Prefeito Empreendedor”.
Desde o início da atual administração foram construídas parcerias com a Associação Comercial e Industrial de Descalvado (ACID), que proporcionou a criação da Sala do Empreendedor, reunindo num só espaço o Banco do Povo, o Posto de Atendimento do Trabalhador e o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor).
Além disso, os julgadores analisaram outras ações, como a implementação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) das cadeias produtivas do Leite, Mel e Hortifrutis – que culminou com a criação da AFADE (Associação de Agricultura Familiar de Descalvado).
Antes de iniciar a viagem a São Paulo, o chefe do Executivo descalvadense noticiou à comitiva que o deputado estadual Campos Machado (PTB) destinou um recurso de R$ 60 mil para a aquisição de estufas que serão destinadas à AFADE, que também receberá em doação de um terreno de 500 metros quadrados, da Prefeitura, após projeto a ser enviado ao Legislativo para apreciação dos vereadores.
Fonte: http://www.descalvado.sp.gov.br