O Instituto Pasteur confirmou um caso de raiva bovino ocorrido na Fazenda Reconquista em Pirassununga, o caso que era tido como suspeito, agora foi diagnosticado oficialmente.
A Fazenda Reconquista deverá receber Técnicos do Escritório de Defesa Animal para uma vistoria na área e ao seu entorno, um raio de 10 km de abrangência.
De acordo com as primeiras informações, todos os funcionários do local e os animais foram vacinados durante o dia de quinta-feira e manhã desta sexta-feira, 20, alguns dos funcionários que teriam manipulado o animal foram levados para o Hospital, a fim de tomarem soro.
Suspeita
Na terça-feira, 17, de acordo com informações, o administrador da Fazenda, localizada na região de Cachoeira de Emas, proximidades do bairro Arraial, solicitou a presença de técnicos de Defesa Animal, os quais vieram da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, quando realizaram o procedimento de retirada do cérebro, a fim de se proceder aos exames toxicológicos, quando na quinta-feira, 19, saiu resultado, confirmando ser raiva animal.
Equídeo
Outra suspeita seria de um eqüídeo, o qual foi feito os exames, porém, o resultado ainda não foi concluído.
Com o caso confirmado em Pirassununga, são dois os casos em nossa região, o primeiro ocorreu na cidade de Descalvado no meio do mês de março.
Descalvado
Técnicos estão vistoriando propriedades rurais de Descalvado (SP), depois que um caso de raiva bovina foi confirmado no fim de março na cidade. O objetivo é fazer o controle do morcego que transmite a doença. Ao todo, 35 morcegos já foram capturados.
Vacinação contra a raiva
A secretária Mirian Scaggion, da pasta da saúde já esta, por solicitação do prefeito Ademir Alves Lindo (PSDB), realizando consultas (tomadas de preço) para aquisição de vacinas para realizar a vacinação de cães e gatos no município de Pirassununga.
Fonte: www.reporternaressi.com.br e http://www.portallemenews.com.br