O município de Pirassununga promoverá no próximo dia 19 de maio (sábado) a campanha municipal de vacinação anti-rábica de cães e gatos. O município recebeu a subvenção estadual e não precisou usar de seus próprios meios para obter as doses. Dessa forma, será interrompido um período de dois anos sem a vacinação gratuita no município.
De acordo com a veterinária da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pirassununga, Edilene Furlan, os casos de raiva em bovinos e eqüinos registrados na cidade contribuíram para a vinda das doses da vacina para cães e gatos.
“Esses casos e raiva bovina mexeram com a estrutura dos serviços. Estamos sem vacinação há dois anos e realmente é um risco, com vírus rábico circulando, com morcegos contaminados próximos da área urbana. É só vacinando essa população que a gente vai enfrentar esse vírus e combater a contaminação na cidade”, afirmou.
A veterinária afirma que este ano a vacinação terá algumas mudanças. As pessoas não poderão se levar a vacina para ser aplicada em outro local, por exemplo. Todos deverão comparecer com seus animais nos postos.
“Essa é uma orientação do Ministério da Saúde que determina que é proibido levar a vacina para casa. O pessoal que vai com o seu isopor buscar a vacina, como nos anos anteriores não vão poder”, explicou Edilene.
Os números finais da vacinação, tanto na zona urbana quanto na rural devem ser fechados até o dia 30 de maio. “A população tem que aproveitar esse momento porque as vacinas que sobrarem serão remanejadas para outras cidades”, afirmou a veterinária.
A campanha acontece no sábado (dia 19 de maio), das 9h às 16h. Foram definidos 18 postos de vacinação que devem atender uma população de cerca de 17 mil animais em Pirassununga.
Os locais de vacinação serão os seguintes:
Jardim Ferrarezi – Unidade Saúde da Família – Jardim Ferrarezi
Centro – Banca da Árvore (em frente ao Covabra)
Centro – Em frente ao DER (Av. Cap. Antônio Joaquim Mendes, nº 200)
Centro – Igreja Nossa Senhora da Assunção (ao lado da Rodoviária)
Vila São Pedro – CRAS (antigo Centro Comunitário)
Jd. São Fernando – Igreja Santa Rita de Cássia
Jardim Morumbi – Escola Profª Therezinha Rodrigues
Vila Redenção – Unidade Saúde da Família – Vila Redenção
Vila Brasil – Escola Profª Osmarina Sedeh Padilha
Jardim do Lago – Lago Municipal (portão dos fundos)
Vila Guilhermina – Acessa São Paulo
Vila Pinheiro – Secretaria Municipal da Saúde (Siqueira Campos, nº 1116)
Jardim Margarida – Campo de Malha (SOMAR) – Rua Moacyr Pereira Castilho
Jd. São Valentim – Unidade Saúde da Família – Jardim São Valentim
Vila Esperança – Unidade Saúde da Família – Vila Esperança
Jd. Laranjeiras – EMEI Profª Lenira Papa
Vila Santa Fé – Unidade Saúde da Família – Vila Santa Fé
Cachoeira de Emas – Unidade Saúde da Família – Limoeiro
Fonte: difusorapirassununga
Foto: Acervo do site – divulgação