A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, assinou ontem (quarta-feira, 16), uma lista de 78 convênios com municípios paulistas. A maior parte das parcerias firmadas diz respeito à construção de praças de exercícios para a população idosa.
Foram assinados quatro tipos de convênios, totalizando as 78 parcerias: quatro Polos Regionais da Escola de Moda; duas Padarias Artesanais, nove projetos Gerações de Renda e 63 Praças de Exercícios do Idoso. A assinatura aconteceu nesta terça-feira na capital, na sede da Fussesp, na Água Branca.
“Fico muito feliz com o envolvimento dos prefeitos, que estão trabalhando tanto por seus municípios. A assinatura desses convênios vai ajudar milhares de pessoas”, declarou Lu Alckmin. Prefeitos, primeiras-damas, presidentes de fundos municipais e secretários municipais de 72 municípios do interior do Estado estiveram presentes.
Porto Ferreira foi beneficiada com um Polo Regional de Moda, que tem como objetivo a capacitação profissional para geração de renda, devendo receber um kit Polo de Moda composto por:
– 10 máquinas de costura (7 retas, 1 galoneira, 1 overloque e 1 caseadeira);
– 4 mesas para modelagem;
– 20 cadeiras;
– 2 tábuas de passar roupas e 2 ferros elétricos;
– Recursos financeiros previstos no Plano de Trabalho para aquisição de insumos (linhas, tecidos, tesouras e afins);
– Conteúdo didático
O objetivo principal desses polos regionais é capacitar agentes multiplicadores e qualificar profissionais dos municípios e entidades do entorno do polo, ampliando essa rede de qualificação e solidariedade e transformando a capital e o Estado no maior polo de costura do Brasil.
Os municípios polos têm até 100 mil habitantes, exceto os municípios da região metropolitana de São Paulo, e estão estrategicamente localizados no Estado. Já as entidades possuem reconhecido trabalho social e também estão estrategicamente localizadas na capital.
O curso oferece:
Apostila de Corte e Costura;
Certificado Moda – Comunidade;
Certificado Moda – Entidades vizinhas;
Certificado Moda – Munícipes;
Certificado Moda – Municípios vizinhos.
Para a manutenção do programa é firmada uma parceria entre Estado e município, sendo que em Porto Ferreira o local que receberá os equipamentos será o CCM (Centro de Capacitação da Mulher), o qual já está recebendo as adequações necessárias.
“Esse Polo tem sido um sucesso, nós já inauguramos 14 e faltam mais 14, que serão inaugurados até o final de junho. No segundo semestre serão mais 28 polos na capital”, informou Lu Alckmin.
A primeira-dama de Porto Ferreria, Viviane Rasi já tinha a notícia do Polo de Moda diretamente de dona Lu Alkimin.
“Quando recebi a notícia diretamente da dona Lu (Alckmin), que ligou em minha casa, fiquei extremamente feliz por vários motivos: pela consideração dela, assim como pelo confiança em nosso trabalho, e, principalmente, pelos benefícios que este novo programa trará, uma vez que representa formação profissional e, consequentemente, geração de renda”, disse Viviane.
Fonte: Fussesp e Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal