Na última sexta-feira (11/05) a equipe e os usuários do serviço Caps I (Centro de Apoio Pisco Social) de Porto Ferreira participaram da 10º edição das Olimpíadas de Serviços Comunitários em Saúde Mental, que aconteceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), na Cava do Bosque. O evento comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, que remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP).
A luta antimanicomial foi um movimento dos trabalhadores pela reforma psiquiátrica e mudanças dos modelos de atendimento às pessoas em sofrimento psíquico, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos, como hoje são conhecidos os Caps.
Foram diversas modalidades de competição, dentre elas corrida do ovo na colher, cabo de guerra, ping pong, arremesso ao cesto e dominó, tendo como competidores os usuários dos serviços Caps, Oficinas Terapêuticas e Residências Terapêuticas do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tornando o evento, com público estimado de 2 mil pessoas, em um dia de agradável lazer e interações sociais.
A equipe do Caps de Porto Ferreira agradece a colaboração do gestor da Prefeitura Municipal ao disponibilizar o transporte e os apoios necessários para a concretização do evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Prefeitura Municipal