Acerca do material divulgado na imprensa de Porto Ferreira nesta sexta-feira, 25 de maio, sobre a garantia da qualidade da água distribuída à população, a Foz do Brasil esclarece que, embora atenda todos os requisitos da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, e da Resolução SS65, de 12 de abril de 2005, da Secretaria Estadual da Saúde, a garantia da potabilidade da água é restrita à sua rede de distribuição.
Como cada morador é responsável pela limpeza do reservatório de água de sua casa, assim como da manutenção da tubulação interna, a Foz do Brasil não tem como garantir a qualidade da água após o cavalete, instalado na entrada de cada residência.
Desta forma, para que a qualidade da água distribuída pela Foz do Brasil seja mantida até a torneira de nossos clientes é preciso que a limpeza da caixa d’água seja feita corretamente e de maneira regular.
A Foz distribui gratuitamente em seu Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) folheto com as orientações para limpeza da caixa d’água. A seguir algumas dicas: antes de iniciar a limpeza é preciso esvaziar o reservatório, mantendo apenas um palmo de água dentro dele. Durante o processo somente devem ser usadas água e água sanitária. Nunca usar sabão, detergente ou outros produtos. Esfregar bem o fundo e as paredes da caixa d’água. Em seguida retirar a água e o material que restou da limpeza e realizar a desinfecção. Após esta etapa, é preciso esvaziar novamente o reservatório. Esta manutenção deve ser feita a cada 6 meses.