A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, já investiu mais de R$ 2 milhões em saneamento básico, nestes 8 meses em que opera os sistemas de água e esgoto de Porto Ferreira. Os investimentos iniciais priorizaram os sistemas de água, garantindo regularidade e muito mais qualidade na água que chega às quase 18 mil residências da cidade. O próximo passo é trabalhar para garantir a pressão ideal durante as 24 horas do dia.
Mas se engana quem pensa que a Foz não está trabalhando para ampliar o tratamento de esgoto produzido na cidade. Paralelamente aos serviços de água, a concessionária está investindo na ampliação do tratamento de esgoto e na melhoria dos serviços executados. “Nossa meta é garantir que nossos clientes ferreirenses tenham acesso à água de qualidade e esgoto tratado. Ano a ano, tão logo obtenhamos as licenças e anuências, ampliaremos o percentual de esgoto tratado. Assim, a cada ano, trabalharemos fortemente para termos cada vez mais saúde e qualidade de vida” afirmou Paula Violante, Diretora da Foz do Brasil – unidade Porto Ferreira.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Rosa II já trata aproximadamente 5% (cinco por cento) do esgoto gerado. Esse volume corresponde aos bairros Santa Rosa I e II e Laranjais. Com investimentos em novos equipamentos, produtos e treinamento de integrantes, a Foz tem conseguido atingir alto índice de eficiência no tratamento do efluente líquido doméstico.
A legislação que cuida do tema exige que o índice de eficiência seja, de no mínimo, 80% (oitenta por cento). A ETE Santa Rosa II está com índice superior a 98% (noventa e oito por cento), ou seja, já consegue retirar quase toda a carga poluidora antes do lançamento no corpo d’água. Isto significa que a qualidade do efluente tratado da ETE possui qualidade semelhante ao da nascente do córrego Santa Rosa.
A Foz também trabalha para que o índice de tratamento no município seja ampliado ainda este ano: os estudos para ampliação e operação da ETE Fazendinha já foram apresentados pela empresa especializada, e estão sendo analisados pela equipe técnica da concessionária. Além disso, já deu andamento às discussões técnicas com os órgãos ambientais para aprovação de seus projetos e viabilização das obras.
Também já foram iniciados os estudos para execução dos emissários (tubulação que conduzirá o esgoto gerado até a Estação de Tratamento de Esgoto). Os primeiros bairros a receberem estas obras serão aqueles que compõem a região próxima da ETE: Jardim Anésia I e II e Jardim Águas Claras.
“Em pouco tempo Porto Ferreira terá todo seu esgoto tratado, garantido maior qualidade de vida à toda população ferreirense. E isto não seria possível sem a aprovação que conseguimos para a concessão dos serviços de água e esgoto. Este foi um passo importante para a história de Porto Ferreira. Talvez o mais importante de todos. Tenho certeza que, assim como Limeira, também seremos referência para outras cidades” afirmou o prefeito Mauricio Rasi.
“Em oito meses conseguimos alcançar metas importantes para a cidade. Cumprimos os requisitos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual para a qualidade da água produzida e distribuída e o índice de eficiência de tratamento está acima do que a lei exige. Isto só foi possível graças à garra e ao trabalho de nossa equipe. Equipe esta, formada por mais de 90% de ferreirenses, que conhecem as necessidades da cidade e trabalham incansavelmente para melhoria da qualidade de vida. Sou muito grata a todos” completou Paula.
Fonte: Foz do Brasil