Desde 2006, a Prefeitura de Pirassununga presta homenagens às famílias que aqui chegaram – a maioria no período da imigração – para trabalhar na terra e até hoje continuam ligadas a ela, outorgando-lhes a “Medalha Huquiles De Carli de Incentivo às Tradições Caipiras”.
Criada por meio do Decreto n.o 3.156/2.006, do prefeito Ademir Alves Lindo, a condecoração já destacou mais de 70 famílias, personalidades e comunidades rurais preocupadas em resgatar e preservar sua história.
Neste ano, o prefeito Ademir Alves Lindo e sua esposa Liliane vão entregar a distinção às famílias Pires, Ament, Bredda, Marcomini e Balduino da Silva. Os “Destaque do Ano”, dupla Zé Caboclo & Sertanejo (foto) e a Comunidade São Judeu Tadeu do Campus da USP Pirassununga também recebem as honrarias.
A entrega da “Medalha de Incentivo às Tradições Caipiras” acontece em três etapas, nos dias 13, 14 e 15 de julho, às 19h30, no Palco Guaraciaba Vanin, ao lado Armazém Cultural Dito Micuim.
No dia 13 (sexta-feira), serão agraciadas as famílias Bredda e Balduino da Silva. No dia 14 (sábado), a família Ament e a dupla Zé Caboclo & Sertanejo e, no dia 15 (domingo), recebem a comenda as famílias Pires e Marcomini e a Comunidade São Judas Tadeu do Campus da USP Pirassununga.
Zé Caboclo & Sertanejo
Heitor Felisberto Luiz, 74 anos, o “Zé Caboclo” e Agenor de Lima, 75 anos, o “Sertanejo” cantam juntos há 42 anos. Em Pirassununga é a dupla mais antiga em atividade.
Incentivados pelo radialista José Branco de Miranda – o Zé Branco – se apresentaram durante quase uma década consecutiva no “Ranchinho Alegre”, o programa de auditório de maior sucesso da região nas décadas de 1960 e 1970, que era apresentado nas manhãs de domingo no extinto Cine Jossandra, com transmissão ao vivo pela Rádio Difusora.
Zé Caboclo & Sertanejo estão entre os “Destaques do Ano” que vão receber a “Medalha Huquiles de Carli de Incentivo às Tradições Caipiras”.