O projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Para a solenidade da assinatura do projeto, o qual deverá beneficiar inicialmente em torno de 600 crianças da região Leste da cidade, o município foi representado pelo prefeito Maurício Rasi e pela primeira-dama Viviane Santana Rasi.
Com início previsto para o segundo semestre, o projeto atenderá alunos matriculados no Caic Profesor João Teixeira (Jardim Independência), e é destinado para crianças de 4 a 8 anos. O objetivo é implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino, por meio da assinatura de convênios, e ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.
É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.
“Com esta ação poderemos dar um salto de qualidade no que se refere à alimentação das nossas crianças. E mais uma vez agradeço à dona Lu Alckmin pela confiança em nosso trabalho”, comentou otimista Viviane Rasi.
A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Todos os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura. Já as crianças devem visitar Fazenda Experimental para conhecer o dia a dia no campo.
O projeto conta também com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para ilustração do material didático.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal