Criada pelo casal Lourdes Romão e Steven Drucker, a ONG norte-americana Ballet Esperança escolheu Porto Ferreira para inaugurar suas atividades no Brasil. Essa escolha não foi ao acaso. Lourdes Romão é brasileira e conhece nossa cidade muito bem, pois foi onde seus pais passaram a maior parte de suas vidas. “Esta é uma maneira de ajudar as crianças carentes e também homenagear meu pai, Arlindo Romão, falecido há quase dois anos, e que amava este lugar. Minha mãe, Rosa, ainda vive na cidade e diz que daqui não sai” conta, emocionada, Lourdes.
Segundo ela, a ideia da ONG surgiu com a filha, Renata Romão Drucker, exímia bailarina clássica, que, com apenas 15 anos, faz questão de levar sua arte às crianças. Para isso, foi firmada uma parceria com a Escola Municipal Livre de Música e Artes de Porto Ferreira, com o apoio de seu diretor, Marco Riolino, que cedeu o espaço para as aulas e a estrutura do Departamento de Cultura. A ONG Ballet Esperança forneceu roupas e sapatilhas para as 30 crianças inscritas, além dos espelhos, essenciais para a prática da dança.
Renata dá as aulas, aproveitando o período de suas férias escolares nos Estados Unidos. A paixão pela dança e o prazer de dividir seu conhecimento e experiência ficam evidentes quando ela diz que “a dança é uma forma de se expressar sem precisar de palavras, além de ter inúmeros benefícios, como melhorar a saúde, a autoconfiança, sem contar a diversão”. Para ela, a dança deve estar disponível para todos, sem distinção de idade, sexo ou condição social. “Foi por isso que eu decidi trabalhar, para tornar o ballet acessível para as crianças aqui em Porto Ferreira.”
Mais informações: ONG Ballet Esperança: www.ballet-esperanca.org; ou Escola Municipal Livre de Música e Artes de Porto Ferreira: Marco Riolino, fone (19) 3585-4230/9245-4530.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal