O prefeito Maurício Rasi e os consultores do Sebrae-SP (Regional de São Carlos) Luiz Adriano Alves Pinto e Alexander Ferreira Lavelli fizeram a entrega dos certificados aos participantes do curso do Programa de Alavancagem Tecnológica (PAT) promovido por meio de parceria entre Prefeitura, Sebrae e Associação Comercial e Empresarial.
O local disponibilizado para a realização do curso foi o auditório da Associação Comercial de Porto Ferreira, onde 10 empreendedores receberam todo o conteúdo proposto pelo trabalho.
A Prefeitura, por meio da Divisão de Desenvolvimento Econômico, coordenada por Marival José Aboiata e vinculada ao Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, dirigido por Rogério Carlino, disponibilizou recursos e a logística para que o projeto fosse viabilizado e atendesse aos interessados, sem custo aos participantes.
“O curso nos mostrou mecanismos e ferramentas que possibilitam vencer barreiras e dificuldades, que por muitas vezes são imperceptíveis no dia a dia de nossas empresas. Para nós, foi realmente um ganho”, comentou Eduardo Borges Cheffer, proprietário da Lavtec Lavanderia.
Para o prefeito Maurício Rasi, a parceria resulta em crescimento empresarial e fomento ao setor econômico. “É importante este tipo de ação, pelo fato de oferecer oportunidades de crescimento aos micros e pequenos empreendedores. Uma parceria sólida como esta traz resultados muito positivos”, afirmou.
Conhecendo o projeto
O Programa de Alavancagem Tecnológica é mais um serviço de consultoria técnica oferecido pelo Sebrae para as indústrias de micro e pequeno porte. O objetivo do atendimento é fornecer ao empreendedor soluções simples e de fácil implantação no seu negócio, visando à modernização da gestão industrial. A consultoria busca também despertar o empresário para a reorganização do processo de produção da empresa e com isso obter maior competitividade e sustentabilidade.
As principais metas do programa são: a redução de custos e tempo de produção, bem como o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de produtos e processos.
O projeto engloba capacitação e consultoria. O curso é formado por quatro módulos: estrutura do produto, programação e controle de produção, fluxo de fabricação e arranjo físico, e tem duração de quatro semanas.
Resultados esperados: empresários capazes de melhorar a gestão da produção de sua empresa com foco em aumento da competitividade e qualidade de produto/serviço. Criar a mudança e diferencial através de ferramentas que permitam alavancar tecnologicamente a empresa.
Público alvo: empresários e gestores de micro e pequenas empresas do setor industrial que tem a necessidade de implementar ferramentas de gestão da produção com objetivo de melhorar a competitividade do seus negócio.
Os módulos temáticos do programa foram: estrutura de produto; fluxo de fabricação; arranjo físico (layout); controle visual dos estoques; padronização das rotinas operacionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal