Entre as ações desenvolvidas pela Foz do Brasil na cidade de Porto Ferreira, chama a atenção o grande número de regularizações em ligações de água que já foram feitas desde que assumiu os serviços de saneamento na cidade. As ligações irregulares aumentam o índice de perdas de água, interferem diretamente no sistema de abastecimento, pois afetam o consumo de água disponível e influenciam no dimensionamento dos investimentos que beneficiarão a toda população ferreirense.
Considera-se irregularidade todo mecanismo utilizado para obter vantagem sobre a medição e respectiva cobrança pelo consumo da água, como furos na cúpula do hidrômetro, objetos travando o normal funcionamento do aparelho medidor, desvios de água sem que passe pelo hidrômetro, popularmente conhecido como “gato”, entre tantos outros.
Desde que assumiu os serviços de água e esgoto na cidade, a concessionária está setorizando as redes de água, para facilitar as manutenções necessárias e identificar os pontos onde há maiores perdas. A setorização é feita por meio da instalação de equipamentos chamados macromedidores, que nada mais são que grandes hidrômetros instalados diretamente nas redes de abastecimento, em diversos pontos da cidade.
Estes macromedidores auxiliam a equipe da Foz na análise da quantidade de água que chega aos bairros e o volume medido em cada ligação. O trabalho de vistoria é realizado diariamente pelas equipes comercial e técnica, que já encontraram diversas irregularidades, que contribuem para que o índice de perdas continue superior a 50% (cinquenta por cento).
Ao encontrar uma irregularidade, a equipe da concessionária corrige a situação, tornando-o adequada legalmente. A Foz ressalta que o cliente que quiser regularizar sua ligação de água e esgoto, pode solicitar estes serviços através do telefone 0800 771 0001, sem nenhum receio de punição. O telefone também pode ser utilizado para denúncias sobre irregularidades, sem a necessidade de se identificar.
“Nosso trabalho é feito para garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade. Com a regularização das ligações de água poderemos melhorar ainda mais o sistema de abastecimento de Porto Ferreira. Nossos investimentos serão constantes” afirmou Adriano Pavezi, responsável pela área comercial da unidade Porto Ferreira.
Fonte: Foz do Brasil