A redução do índice de perdas de água é uma das metas contratuais a serem atingidas pela Foz no Município de Porto Ferreira. A concessionária tem reunido esforços para conseguir reduzir o alto índice, que ultrapassa 50% (cinquenta por cento). A perda d’água é representada por todo volume de água tratada que chega ao sistema de distribuição e que é de alguma forma desperdiçada, seja por meio de vazamentos, seja através da não medição pelo hidrômetro.
O número de vazamentos de água na cidade diminuiu drasticamente, graças à equipe de redes que atua incessantemente para reduzi-los. Os reparos são realizados de maneira rápida para garantir o compromisso de qualidade da Foz com a população de Porto Ferreira. Através do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, os encanadores são acionados e realizam o serviço independente do horário.
As ligações irregulares também aumentam o índice de perdas de água, e têm sido o foco das ações dos agentes comerciais da concessionária. São consideradas ligações irregulares as que utilizam mecanismos para obter vantagens sobre a medição e a cobrança do consumo da água: desvios de água sem a devida medição pelo hidrômetro (popularmente conhecido como “gato”), furos no hidrômetro e arame ou qualquer outro objeto que trave o normal funcionamento do aparelho medidor, são os mais conhecidos.
“Em diversos locais da cidade nossa equipe tem encontrado casas com duas ligações de água: uma ligação correta, com cavalete e hidrômetro, e outra irregular. Esta ligação irregular não possui medição e abastece todo o imóvel. Esta irregularidade afeta o consumo de água disponível e influencia no dimensionamento dos investimentos que beneficiarão toda a população ferreirense” comentou Paula Violante, Diretora da Foz em Porto Ferreira.
Normalmente, as pessoas que têm ligações de água irregulares não se preocupam com o uso consciente deste bem tão importante. Como não há medição, também não há cobrança, o que gera desperdícios. Até hoje, a Foz já regularizou mais de 250 (duzentas e cinquenta) ligações de água em toda a cidade.
Caso o cliente queira regularizar sua ligação de água e esgoto, o serviço poderá ser solicitado pelo telefone 0800 771 0001, sem nenhum receio de punição. O telefone também pode ser utilizado para denúncias sobre irregularidades, sem a necessidade do denunciante se identificar.
Fonte: Foz do Brasil